Trabalho De Necrochorume Quimica

Páginas: 15 (3696 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015




Tecnólogo em Controle de Obras
Turma: COB- E1
Fundamentos de Química
Prof. Igor Lima






Necrochorume










Adriana de Matos Pontes
Em épocas antigas se pensava que os gases liberados dos cadáveres que estavam dispostos nos cemitérios poderiam contaminar as pessoas que o inalassem com a mesma doença que veio a ser a causa do óbito do individuo enterrado. Anos a frente viu-se que nadadisso acontecia, a explicação cientifica estivera na decomposição do corpo humano, que ao ocorrer libera gases e líquidos para o ambiente.
Essa liberação de gases e líquidos causa a contaminação do solo onde esta localizado o cemitério, em outras palavras, uma grande carga orgânica e outros compostos presentes no corpo humano alcança o meio ambiente envolta, podendo causar danos irreparáveis (WHO,1998).
Os cemitérios nada mais são do que depósito de corpos humanos, que necessitam de uma destinação correta, pois a degradação dos mesmos pode se constituir em focos de contaminação.
A decomposição dos corpos depende das características físicas do solo onde o cemitério está implantado ou será implantado.
O crescimento populacional tem gerado a necessidade de construção de mais cemitérios,sendo que existem locais totalmente inadequados utilizados com tal finalidade. Devido a falta de planejamento e metodologia adequada, cemitérios que se situavam em locais distantes das cidades, hoje fazem parte dela, propiciando o aparecimento de áreas de risco potencial ao meio ambiente.
O Necrochorume é o liquido resultante da decomposição do cadáver humano ao longo do tempo. Apresenta uma densidademédia de 1,23 g/cm³, a relação entre o volume de necrochorume produzido e o peso do corpo de uma pessoa é igual a 0,6 l/Kg.
Constituição do necrochorume
O conhecimento da mobilidade do necrochorume no solo é fundamental para saber para qual meio físico o contaminante vai percolar: solo ou aquoso. Para isso é necessário analisar não apenas o líquido, mas também o tipo de solo onde está instalado ocemitério.
Quando o necrochorume alcança o aqüífero subterrâneo ele contamina a água que pode estar sendo usada como fonte de água potável. Se pessoas desinformadas beberem a água contaminada pode pegar patogenias graves como a febre tifóide, hepatite A, tétano, tuberculose e outras. Diante desta problemática, torna-se necessário um estudo que avalie o impacto gerado por estas fontes poluidoras.As pesquisas sobre a contaminação por necrochorume e suas propriedades físico-químicas são muito escassas o que dificulta a melhor compreensão do fenômeno.

necrochorume - líquido viscoso e poluente
Objetivo
Este trabalho tem por objetivo estudar os impactos gerados pela localização de cemitérios em meio urbano, particularmente no que diz respeito às águas subterrâneas de forma a complementar oassunto abordado em sala de aula pelo professor Igor de forma a enriquecer o curso quanto aos vários tipos de contaminantes do solo e da água subterrânea, entres as fontes de contaminação que armazenam substância descartes não planejadas, e o solo.
São enfatizados no trabalho os riscos de saúde pública representados pela contaminação das águas subterrâneas de áreas de cemitérios. São feitasrecomendações sobre os critérios de ordem geológica e hidrogeológica que devem ser levados em conta quando da implantação dos mesmos. São ainda apresentados aspectos da legislação existente sobre o assunto.
Princípios de transporte e dispersão no solo
O projeto, a construção, a operação e manutenção impróprias das sepulturas do cemitério podem provocar problemas ao ambiente, em decorrência da infiltraçãodo necrochorume do solo à água do subsolo.
A preocupação com a poluição das águas subterrâneas se refere, fundamentalmente, aos aqüíferos não confinados, e em menor grau, aos aqüíferos confinados. O principal motivo de preocupação consiste nos elementos patogênicos excretados como as bactérias e vírus e podem ser transportados através da percolação dos efluentes, desde os sistemas sanitários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de quimica substancias quimicas
  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • Trabalho de quimica
  • TRABALHO DE QUIMICA
  • Trabalho quimica
  • Trabalho de química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!