trabalho de Movimentos sociais e instrumentos de pesquisa

Páginas: 6 (1465 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO.......................................................................................7
3.2 EXEMPLO DE IMAGEM.........................................................................................7

4CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERENCIAS...........................................................................................................9

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10



1 INTRODUÇÃO
Este estudo trata da importância dos movimentos sociais no processo de gestão. Objetivou identificarse os assistentes sociais conhecem e são atuantes em movimentos sociais e se utilizam os indicadores sociais no processo de gestão. O recurso metodológico utilizado foi a pesquisa de campo de análise teórico e pesquisa bibliográfica. A utilização dos indicadores sociais, como instrumento de pesquisa é de suma importância para a leitura e monitoramento da realidade. Neste sentido, o assistentesocial deve estar apto para a utilização destes instrumentos sociais, o que contribui para a sua ação profissional e, conseqüentemente, para a sociedade civil. O estudo revela, ainda, que a capacitação é imprescindível para a atuação profissional e deve estar articulada com o compromisso ético-político da profissão, pautados no desafio de superar as dificuldades apresentadas pela própria realidadesocial.



2 DESENVOLVIMENTO
E se não é novidade que os Movimentos Sociais no Brasil lutam para, buscar elementos que permitam imprimir lhes outra caracterização não só como revoltosos torna-se tarefa das mais urgentes para a construção de uma sociedade mais igualitária, vale dizer, mais democrática.

Assim como uma cultura política liberal não pode ser sacada, magicamente, da cartola, umasociedade civil ativa com uma rede de organizações voluntárias não pode ser simplesmente produzida. Acreditar que a história podia ser fabricada foi uma ilusão da filosofia da história. O poder administrativo não é o meio apropriado para o surgimento ou até para a produção de formas de vida emancipadas. As estruturas comunicativas do mundo da vida, por sua vez, só se modificam através do medium dacomunicação.
(J. Habermas)

Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de umarealidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica,política, religiosa, entre outras. Gianfranco Pasquino em sua contribuição ao Dicionário de Política (2004) organizado por ele e por Norberto Bobbio e Nicolau Mateucci, afirma que os movimentos sociais constituem tentativas – pautadas em valores comuns àqueles que compõem o grupo – de definir formas de ação social para se alcançar determinados resultados.
Ora, a contribuição dos movimentos sociais para ademocratização certamente não será aquela que cabe a atores como sindicatos ou partidos políticos. Os movimentos sociais apresentam perfis organizativos próprios, uma inserção específica na tessitura social e articulações particulares com o arcabouço político-institucional. Ainda que não se pretenda reacender a chama antiinstitucionalista que orientaram muitos dos trabalhos sobre movimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre movimentos sociais
  • Trabalhos, lutas e movimentos sociais
  • Movimento Social
  • TRabalho sobre movimentos sociais
  • trabalho de movimentos sociais
  • Trabalho de pesquisa social
  • trabalho de pesquisa social
  • Trabalho de campo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!