TRABALHO DE MICROBIOLOGIA APLICADO À ENFERMAGEM CONTROLE MICROBIANO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE

1145 palavras 5 páginas
TRABALHO DE MICROBIOLOGIA APLICADO À ENFERMAGEM
CONTROLE MICROBIANO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Biológicas

Gabriela Coutinho Bernardo
Jéssica Maria Vieira Oliveira
Luciano Batista
Otávio Júnior da Costa

Belo Horizonte
2013

Introdução

O controle microbiano se refere às diferentes formas de matar, remover ou inibir o crescimento de microrganismos, através de agentes físicos, químicos ou físico-químicos.
O ambiente de estabelecimentos de saúde, no caso específico deste estudo, uma Unidade Básica de Saúde, incluindo o ar, a água e as superfícies inanimadas que cercam o paciente, guarda íntima relação com as Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde, podendo proporcionar focos de contato e de transmissão de agentes patogênicos (ANDRADE et al., 2000).
A Portaria N° 2.616/98 do Ministério da Saúde conceitua Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) como aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares (WENZEL, 1992; (RABHAE, 2000)).
Com isso, no dia 27 de Setembro de 2013 realizamos uma visita técnica na sala de curativo e na sala de expurgo da Unidade Básica de Saúde da região Oeste, com intuito de observar a presença e modo de utilização dos devidos equipamentos utilizados e a desinfecção e esterilização dos mesmos, e o cumprimento das normas técnicas, para o controle microbiano.
O objetivo do trabalho é identificar e analisar o comportamento dos profissionais de saúde na área da Enfermagem no cumprimento das normas técnicas de controle microbiano, onde serão observados o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), as medidas de segurança e os procedimentos realizados para o controle microbiano, como desinfecção e esterilização das salas e dos objetos.

Relacionados