trabalho de metodologia da lingua portuguesa

Páginas: 14 (3358 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
INSTITUTO EDUCACIONAL ANHANGUERA- UNIDERP

POLO DE COTIA





DISCIPLINA: Letramento e Alfabetização




TEMA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES REFERENTES ÀS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM A TEMÁTICA LETRAMENTO






PROF.ª: Rosimeire Farias
 
CURSO: PEDAGOGIA, 4º semestre


Adriana Cristina

Mara Valéria



COTIA
 
20/11/2013
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos somoscapazes de observar a influencia e os processos de desenvolvimento da educação sobre a humanidade. Pode-se dizer também que tal coisa jamais foi tão enfatizada como nos últimos anos, mas, que a educação/alfabetização tem muito ainda que se aprimorar.
A cada ano o avanço e pesquisas para melhorar o ensino são feitas, temos muitas bases de pensadores, educadores e religiosos que, com sua dedicação,carinho e muita paciência nos deixaram estas sementes para um ensino mais adequado.
Não obstante muitos acham que diploma forma um professor porem, veremos o que forma um professor, como ensinar, como fazer uma criança enxergar o mundo, criar expectativas, desenvolver seres críticos e construtivos. A criança aprende tudo, imita tudo que vê e ouve. Ela precisa de cada detalhe para se formar eaprender.
Este trabalho mostrara quem realmente é o professor e em que tem contribuído ou afetado na vida de uma criança ou adulto quando foi criança.


“Que todos os nossos esforços sejam além daquilo que um dia achamos impossível de se chegar”.







ESTAR ALFABETIZADO É...
Já entrei na escola sabendo ler e escrever. A principio saber ler era a coisa mais linda que imagina, mas não parauma professora que se achava dona do conhecimento e da verdade, fui oprimida pela professora, desvalorizada, recebi vários apelidos que me fizeram não mais ter prazer por ter aprendido as palavras iniciais com minha mãe, me tornei uma criança calada e sem qualquer expressão, dor e felicidade tinham as mesmas expressões físicas e faciais. Meu comportamento mudou em casa, me tornei impaciente eagressiva, não quis mais ir a escola. Tive minhas coordenações motoras e cognitivas afetadas negativamente. Ao longo dos anos para os médicos eu precisava de tratamentos psicológicos, como eu não falava com ninguém a não ser familiares, não era considerada normal Não me lembro até hoje dos alunos e da professora. Minha mãe pediu minha transferência para outra turma, lá fui bem recebida pelaprofessora e colegas, lembro de todos eles, mas devido o que passei na sala anterior ainda hoje não consegui expressar muitas vezes o que sinto. Defino então que estar alfabetizado é ter encontrado o professor (a) que o faça ver o mundo colocando como parte dele, que pega o aluno como está e o faz crescer em todos os sentidos. Ser alfabetizado é ter alguém a quem expressar o que sei fazer e este meentender. Aluna Adriana Cristina.

Não conhecia nada, aprendi tudo na escola, era uma professora muito gentil e uma turma muito legal, não tinha ajuda fora da escola. Não tínhamos incentivos, tipo presentes ou algo parecido, mas o aprender dia a dia era muito agradável. E ser alfabetizado era conhecer o mundo pouco a pouco como ele é. Mara Valéria.





ESTAR ALFABETIZADO É...
Para uma criançavejo que conhecer a primeira letra do alfabeto e poder identifica-la onde quer que ela passe, é ter acesso a um mundo ao qual ela aparentava não fazer parte. Um adulto que aprende escrever seu nome se auto inclui na sociedade, ele se sente alguém, pois vê seu nome e identifica-se com aquilo.
Estar alfabetizado é sonho dos milhões de pais de nosso planeta para seus filhos porem, hoje a escola navisão atual é a única responsável por isso. Todo plano de alfabetização é pura responsabilidade das Instituições publicas e privadas, um grande erro.
O tempo parece não deixar que um pai sente-se com seu filho e pergunte o que aprendeu na escola já que ele paga para que a escola faça isso. Alfabetização, algo muito requisitada porem pouco valorizada. Muitos de nós que hoje somos professores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Língua
  • TRABALHO 5SEMESTRE METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA 1
  • Trabalho Metodologia Ensino Da Lingua Portuguesa 1
  • trabalho pronto fundamentos e metodologia da lingua portuguesa
  • Trabalho de conclusão da disciplina de Metodologia do ensino da língua portuguesa
  • Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
  • Metodologia da língua portuguesa
  • Metodologia de ensino da língua`portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!