trabalho de mecanica

Páginas: 18 (4389 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA
Disciplina:Fundamentos da Mecânica
Professor:Alvaro Henrique
Aluna:Wallace
Turma: Segurança do Trabalho/Proeja/2011





TRABALHO
DE
MECÂNICA




INTRODUÇÃO:
O trabalho a seguir,aborda breves conceitos dos seguintes temas:
1-Calor e Frio: definiçoes e mecanismos de transmissão;
2- 1ª Lei da Termodinâmicaaplicada ao corpo humano;
3 e 4-Efeitos do aumento e diminuição de temperatura para o corpo humano;
5-Trabalho Profissional em ambientes com elevadas e baixa acentuada detemperatura;
6-Legislação Brasileira: O que diz? E
7- Equipamentos de proteção individual aplicados a ambientes com elevada temperatura e baixa acentuada temperatura.
1-Calor e frio: Definições e mecanismo de transmissão:

Estafigura mostra um cálculo para a convecção térmica. Cores mais próximas do vermelho são áreas quentes e cores que se aproximem do azul são áreas frios. Nesta figura, uma camada limite quente, menos densa produz nuvens (plumas) de baixo para cima enviando material quente e, também, material frio se move de cima para baixo. Esta figura é produzida a partir de um modelo de convecção no mantoterrestre.Transferência de calor convectiva ou transferência de calor por convecção, frequentemente referida como convecção, é a transferência de calor de um local para outro pelo movimento de fluidos. A presença de movimento de volumes do fluido aumenta a transferência de calor entre a superfície sólida e o fluido. Convecção é normalmente a forma dominante de transferência de calor em líquidos e gases.Embora muitas vezes discutida como um terceiro método de transferência de calor, transferência de calor convectiva realmente descreve os efeitos combinados de condução de calor e fluxo fluido.O termo convecção, em geral, refere-se a qualquer movimento de fluido. Em transferência de calor convectiva, a transferência de entalpia ocorre pelo movimento de porções quentes ou frias do fluido juntamente comtransferência de calor por condução. Normalmente um aumento da temperatura produz uma redução na densidade. Portanto, quando a água é aquecida, por exemplo em um fogão, a água quente proveniente do fundo da panela aumenta, deslocando o líquido mais frio e mais denso que desce. A mistura e condução resultante, finalmente, numa densidade e até mesmo a temperatura quase homogênea.
Visão global:Papéis flutuando sobre o ascendente ar em convecção de um radiador quente.
Convecção, no sentido estrito de transferência de calor, é a transferência de energia térmica de um lugar para outro pelo movimento de fluidos (seus fluxos). A presença de movimento de massa (volume) do fluido aumenta a transferência térmica entre a superfície sólida e o fluido.1 Convecção é normalmente a forma dominantede transferência de calor em líquidos e gases, exatamente pela mobilidade destes. Embora frequentemente discuta-se como sendo a convecção uma terceira método de transferência de calor, convecção verdadeiramente descreve os efeitos combinados, tratando-se portanto de um processo conjunto, da condução entre as superfícies sólidas e os fluidos em contato com estas, e o fluxo dos fluidos, incluindocondução nos próprios fluidos.
Existe, dois tipos de transferência de calor convectiva:
Convecção livre ou natural: quando o movimento do fluido é causado por forças de flutuação que resultam das variações de densidade devido a variações de temperatura no fluido. Na ausência de uma fonte externa, quando a massa do líquido está em contato com uma superfície quente, suas moléculas separam-sedispersam-se, fazendo com que a massa de fluido se torne menos densa. Quando isso acontece, o fluido é deslocado vertical ou horizontalmente, enquanto o fluido mais frio se torna mais denso que o fluido aquecido e afunda. Assim, o volume mais quente transfere calor para o volume mais frio deste fluido. Exemplos familiares são o fluxo ascendente de ar devido a um incêndio ou um objeto quente e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Mecanica
  • trabalho mecanica
  • TRABALHO DE MECANICA
  • trabalho mecanica
  • trabalho mecanica
  • Trabalho mecânica
  • TRABALHO DE MECÂNICA
  • trabalho de mecanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!