Trabalho de materiais dentarios

Páginas: 6 (1373 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
1) Ligas odontológicas:
Ligas à base de Cobre: Apesar de o bronze ser tradicionalmente definido como uma liga rica em cobre existe uma liga cobre-estanho, com ou sem outros elementos como o zinco e fósforo. Podem conter também alumínio, silício e berílio.
Ligas de Níquel-Cromo e Cobalto-Cromo: A metalurgia das ligas Elgiloy é complexa. Apesar dessa liga conter alto teor de cobalto e cromo, elacontem pequenos percentuais de ferro e nenhum berílio.
Ligas de Prata-Paládio: Essas ligas são brancas e predominantemente compostas de prata, mas com uma substancial quantidade de paládio (pelo menos 25%), que fornecem nobreza e promove resistência ao desgaste. Elas podem ou não conter cobre e uma pequena quantidade de ouro.
Ligas de Ouro-Paládio-Prata: Podem apresentar baixo conteúdo de pratae alto conteúdo de prata.
Ligas de Ouro-Paládio, Paládio-Ouro, Paládio-Ouro-Prata, Paládio-Prata,
Paládio-Cobre-Gálio, Paládio-Gálio-Prata: São ligas nobres usadas pra confecção de casquetes para porcelana (prótese métalo-cerâmicas).

2) Polímeros Odontológicos: As resinas sintéticas são usadas em uma variedade de aplicações na Odontologia. Em prótese ela abrange: em prótese total e parcial(bases, reembasadores) e resina para confecção de facetas e coroas (cerômero). As resinas odontológicas são usadas principalmente para restaurar ou substituir estruturas dentárias e dentes perdidos. Elas podem ser unidas com outras resinas diretamente à estrutura dental ou a outros materiais dentários.

3)Porcelanas (cerâmica): Podem consistir principalmente em vidros, porcelanas, cerâmicasvítreas ou estruturas altamente cristalinas. Elas possuem propriedades químicas, físicas e térmicas que as distinguem de outros materiais, tais como metais e resinas acrílicas.
A maioria das cerâmicas é composta de oxigênio com metais leves ou semi metais, mas geralmente são de natureza não metálica. As cerâmicas odontológicas são estruturas não metálicas, inorgânicas e contém principalmente, compostode oxigênio com um ou mais elementos metálicos ou não-metálicos (alumínio, cálcio, lítio, potássio, magnésio, fósforo, silício, sódio, titânio e zircônio). Estruturas cerâmicas de um só elemento são raras. A estrutura do diamante é a principal cerâmica desse tipo.

4)Revestimento para fundição: Geralmente, são empregados dois tipos de revestimento: aglutinados por gesso e aglutinado porfosfato. A escolha do revestimento vai depender da liga e da preferência do profissional. Os revestimentos à base de gesso representam uma linha tradicional usadas na fundição de próteses parciais removíveis.
Um terceiro tipo de revestimento é o aglutinado por silicato de etila, usado principalmente na fundição de ligas de metais básicos para prótese parciais removíveis (ligas níquel-cromo oucobalto-cromo).




5)Gessos:
Gesso Comum para Modelo (Tipo II): Também chamado de gesso de laboratório tipo II, é empregado para preencher a mufla no processo de confecção das próteses.
Gesso-Pedra (Tipo III): Esse tipo é destinado á confecção de modelos para confecção de próteses totais. Gessos para troqueis são reproduções de dentes preparados, nos quais as próteses serão construídas. Osgessos-pedra tipo III são preferidos para obtenção de modelos de trabalho destinados á confecção de próteses totais, porque eles têm uma resistência adequada para esse propósito, e a prótese total poderia ser mais facilmente removida após seu processamento.
Gesso-Pedra de alta resistência (Tipo IV): Os principais quesitos dos produtos de gesso-pedra para troquel são resistência, dureza, resistência àabrasão e uma expansão de presa mínima. Para se obter essas propriedades, utiliza-se um hemiidrato do tipo “Densita”.
Gesso-Pedra de Alta Resistência e Alta Expansão (Tipo V): Os produtos de gipsita para gesso-pedra odontológicos tipo V exibem uma resistência à compressão ainda maior do que os gessos-pedra tipo IV. A razão para aumentar os limites de expansão de presa é que certas ligas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais Dentarios
  • Materiais dentários
  • materiais dentarios
  • materiais dentarios
  • Materiais Dentários
  • Materiais Dentários
  • Materiais dentários
  • Materiais Dentários

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!