Trabalho de Matemtica ADS 2º Semestre

2069 palavras 9 páginas
Produtos notáveis
1. O quadrado da soma de dois termos

O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo, mais duas vezes o produto do primeiro termo pelo segundo, mais o quadrado do segundo termo.
Exemplo:

2. O produto da soma pela diferença de dois termos
O produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo, menos o quadrado do segundo termo.
Exemplo:

3. O cubo da soma de dois termos
O cubo da soma de dois termos é igual ao cubo do primeiro termo, mais três vezes o produto do quadrado do primeiro termo pelo segundo, mais três vezes o produto do primeiro termo pelo quadrado do segundo, mais o cubo do segundo termo.
Exemplo:

Exponenciais e Logaritmos

1. Função Exponencial
Toda relação de dependência, em que uma incógnita depende do valor da outra, é denominada função.
Exemplo:

2. Equação Exponencial
Equações exponenciais são aquelas em que a incógnita se encontra no expoente de pelo menos uma potência. Esse tipo de função apresenta características individuais na análise de fenômenos que crescem ou decrescem rapidamente.
Exemplo:
5 x + 3 * 5 x + 2 * 5 x = 125

3. Função Logaritma
Toda função definida pela lei de formação f(x) = logax, com a ≠ 1 e a > 0 é denominada função logarítmica de base a. Nesse tipo de função o domínio é representado pelo conjunto dos números reais maiores que zero e o contradomínio, o conjunto dos reais.
Exemplo:
log4 32 = 5/2

4. Equações Logaritmas
Equações são sentenças matemáticas que utilizam números e letras ou somente letras na sua composição, seguida de sinais operatórios. O principal objetivo das equações é determinar o valor desconhecido através de resoluções que atendam regras matemáticas.
Exercícios:
Encontre a solução da equação:

Fatoração

Fator Comum
A fatoração surge como um recurso da Matemática para facilitar os cálculos algébricos; através dela conseguimos resolver situações mais complexas.
Na fatoração por fator comum em evidência, utilizamos

Relacionados