TRABALHO DE MATEM TICA PALESTRA LEILLYANE

520 palavras 3 páginas
Recife, 30 de Abril de 2015.

Faculdade Santa Helena
Turma: ADM 1411/1412
Matemática financeira
Professora: Maria do Carmo

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

Dr. Calos Alberto de Miranda Medeiros, auditor fiscal do tesouro estadual, (SEFAZ/PE , contador geral do estado de Pernambuco, ministrou da semana da contabilidade e teve por objetivo debater as normas contábeis aplicadas aos órgãos e entidades públicas.

Para se conceituar bem a Contabilidade Pública é necessário conhecer todos os dispositivos legais pertinentes. O principal normativo legal é a Lei n. 4.320/64. Essa lei estabelece muitos dos procedimentos e funções que são exercidas pela Contabilidade Pública. Não basta, conhecer os princípios e técnicas contábeis profundamente, faz-se mister também ter a compreensão das determinações contidas na legislação relativa à administração pública. Os conceitos aqui formulados têm por base as normas legais existentes.

Reflexões da contabilidade:
O que é empenho
Conferencia publica
Quais são os interesses da contabilidade pública.

Prever histórico da evolução da contabilidade:
Primeiras ações humanas – Patrimônio/ Propriedade
Registros comerciais dos benefícios
Cobranças de impostos na babilônia – Escritas Egito-registro negócio
Roma antiga- registros receitas- registros públicos
Período medieval – igreja.

Definição da contabilidade:

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado

Relacionados