Trabalho de matemática

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO

O presente relatório visa relatar as observações realizadas durante o estágio na disciplina de Estágio Supervisionado III do Ensino da Matemática em uma turma de 3ª série da EJA - Educação de Jovens e Adultos que teve como objetivo refletir sobre a relação dialógica entre a prática e teoria, como se desenvolve o ensino na sala de aula, de que maneira o professor conduza aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pelo aluno, como os alunos interagem entre si, com o professor e com o ambiente escolar e principalmente, durante as observações em sala de aula do Ensino Médio, precisou-se pensar no Projeto de Intervenção que será realizado no Estágio Supervisionado IV.
A observação foi realizada na escola Instituto Estadual de Educação José Bernabé deSouza, localizado na cidade de Cerrito, estado do Rio Grande do Sul, no período de 15 de setembro a 27 de outubro de 2009.
O referido estágio é de suma importância para a formação do futuro professor que compreende melhor o cotidiano escolar a fim de desenvolver ações pedagógicas integradas.

ABORDAGEM METODOLÓGICA

Os procedimentos metodológicos que realizamos para elaboraro projeto de intervenção, planejar e observar as aulas foram os seguintes:
a) coletas de dados com a supervisão e a direção escolar;
b) pesquisa bibliográfica;
c) registro das observações feitas durante as aulas num caderno de campo;
d) acesso as atividades impressas realizadas no momento em que estivemos na sala de aula, livros didáticos, planejamentos;
e) entrevistas informais com oprofessor e alunos.
Os critérios que utilizamos para avaliar a aprendizagem dos alunos foram os seguintes:
a) disciplina;
b) assiduidade;
c) participação;
d) concentração
Enquanto o professor de Matemática, devemos desenvolver em sala de aula as práticas pedagógicas que consideramos coerentes, refletir sobre elas e adaptá-las.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E ANÁLISE

Na LDB nº9.394/96 aparece uma seção destinada, especificamente, para a Educação de Jovens e Adultos.
Art.37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
§1º. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos naidade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
§2º. O Poder Público viabilizará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
Art.38. Os sistemas de ensino manterão cursos e examessupletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
§1º. Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:
I- no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;
II- no nível de conclusão do ensino médio, para maiores de dezoito anos.
§2º. Osconhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames. (LDB, 1996, P. 27-8)
Realizamos a observação no Bloco 9 (3ª série) da Educação de Jovens e Adultos, na modalidade Ensino Médio, turno da noite, no período de 15 de setembro a 27 de outubro, durante sete visitas, três aulas de 40 minutos cada, sendo que duas são contínuas e aterceira separada por um intervalo de 15 minutos, nas terças-feiras, com início das aulas 19h40 e o termino 21h55, totalizando 20h/a na escola Instituto Estadual de Educação José Bernabé de Souza que busca uma ação educativa libertadora, formadora de sujeitos críticos e transformadores da realidade, visando: a valorização da vida baseada nos princípios de solidariedade, justiça e igualdade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de matematica
  • Trabalho de Matemática
  • Trabalho de matemática
  • trabalho matematica
  • Trabalho de Matematica
  • trabalho de matematica
  • TRABALHO DE MATEMATICA
  • Trabalho matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!