trabalho de mateco - aços microligados

389 palavras 2 páginas
Aços Microligados Aluno: Daniel Barbosa (13101596)
São aços que recebem pequenas quantidades de elementos como o nióbio (Nb), o vanádio (V) e o titânio (Ti).
Os aços microligados podem ser considerados um dos mais importantes materiais usados na construção mecânica, empregados em componentes estruturais das indústrias automobilísticas, aeronáutica e petroquímica. São tidos como os principais responsáveis pelos elevados níveis de resistência mecânica. Já conhecidos por sua alta tenacidade, os aços microligados dispensam tratamentos térmicos posteriores, o que reduz o tempo do processo de fabricação e os custos com energia. Como contêm, em geral, menos de 0,15% de carbono e pequenas quantidades de Nb, V, Ti, Mo e N. Possuem boa soldabilidade. A soldagem desses aços é similar à dos aços de baixo carbono, embora seja esperada uma maior temperabilidade. *Temperabilidade: capacidade de endurecer um aço através de arrefecimento.
De modo geral, estes aços proporcionam uma grande economia de aço na estrutura, a um custo muito reduzido. Os aços microligados são especificados pela sua resistência mecânica, e não pela sua composição química. São desenvolvidos a partir dos aços de baixo carbono (como o ASTM A-36), com pequenas adições de Mn (até 2%) e outros elementos em níveis muito pequenos. Estes aços apresentam maior resistência mecânica que os aços de baixo carbono idênticos, mantendo a ductilidade e a soldabilidade, e são destinados às estruturas onde a soldagem é um requisito importante (Carbono baixo), assim como a resistência.
Os aços microligados, de alta resistência mecânica, são de grande utilidade toda vez que se deseja:
1. Aumentar a resistência mecânica, permitindo um acréscimo da carga unitária da estrutura ou tornando possível uma diminuição proporcional da seção, ou seja, o emprego de seções mais leves; 2. Melhorar a resistência à corrosão atmosférica. Este é um fator importante a considerar, porque a utilização de seções

Relacionados