TRABALHO DE MARKETING - PRAÇA

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA
PRAÇA OU DISTRIBUIÇÃO


Desiane Magali Machado de Oliveira
Graciele Fuck Batista
João Marcelino Ehmke
Marcio de Oliveira
Tatiane Naiara Packer
Prof. Orientador: Tiago Wolf
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Marketing (EMD 0249) – Prática Módulo 2
13/05/2013



1 TEMA: PRAÇA OU DISTRIBUIÇÃOToda e qualquer empresa deseja que seus produtos sejam vendidos aos consumidores. Para tanto, é necessário que haja um planejamento desta distribuição, definindo como, quando e onde os produtos/serviços estarão disponíveis.
Há varias opções que a empresa pode escolher, dependendo do seu setor e de seus objetivos.
As empresas, juntamente com seus parceiros que fazem parte do canal dedistribuição são responsáveis por oferecer o produto/serviço certo, no lugar certo, na quantia certa, na hora desejada e de maneira correta para o consumidor, segundo Mcdonald,1999.
A Distribuição, obviamente, apresenta vários desafios. As empresas reconhecem que suas escolhas de distribuição estabelecem um compromisso razoavelmente longo com o qual terão de conviver mesmo se aparecerem canais novos e maisatraentes, conforme Kotler, 2001.


2 OBJETIVOS

O presente estudo tem o foco no “P” de Praça, responsável por conduzir o produto até o cliente e que segundo Las Casa (2004, p. 212), é a parte do pacote de utilidade ou satisfações que os consumidores receberão com a compra do produto.
Será apresentada uma análise das estratégias de distribuição e dos pontos de vendas de algumas redes desupermercados, através da identificação de pontos fracos e fortes das estratégias adotadas.


3 TIPOLOGIA DA PRÁTICA


a) Prática Real: através de pesquisas efetuadas, utilizamos esta tipologia, considerando ainda o tema ser de conhecimento do grupo, tendo em vista sermos consumidores e utilizarmos as redes de supermercados, alem de troca de informações com terceiros e questionário efetuadocom diversos consumidores (modelo anexo).


ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO

Como composto de Praça, os canais de distribuição são sistemas que ligam os produtores aos consumidores finais, e as funções dos canais de distribuição, são definidas de acordo com a estratégia de distribuição adotada.
As redes de supermercados, como por exemplo, Cooper, Angeloni, Walmart, Giassi, Rede Top (Mocam), nemtodos figuram entre os 45 maiores do Brasil, porém todos têm algo em comum: utilizam estratégias para distribuir seus produtos, tais como.
- Diversificação nos pontos (quantidade de lojas)
- Entrega nas residências
- Abertura com horário e dias diferenciados
- Quantidade e diversificação dos produtos
- Venda pela Internet

Vantagens:

Tendo uma quantidade maior de lojas, tem apossibilidade e facilidade de adquirir maior quantidade de produtos com preços mais baixos, que consequentemente podem revendê-los com preço mais acessível.
Entregar os produtos em residências, é um diferencial que faz com que as pessoas que não possuem veículo próprio, possam fazer suas compras e terem a comodidade de a receberem em suas residências e em alguns casos, de forma gratuita.
Com horáriosflexíveis, abrindo inclusive ao domingos, permitem aos consumidores se programarem para suas compras, bem como fornecem a oportunidade de comprarem quando surge a necessidade.
Diversificando os produtos e tendo em maior quantidade, oferece ao consumidor a escolha de um melhor preço, marcas diferentes e ainda poderem adquirir em quantidade necessária e até para estocar, dependendo do produto.Tem a comodidade de efetuar suas compras sem sair de casa e recebê-las em sua residência, porém está sujeito a adquirir algum produto que não esteja de acordo com o que esperava, pois não pode avaliá-lo antes de comprar.


RESUMO DA PESQUISA/QUESTIONÁRIO

O resultado de nossa pesquisa nos trouxe além dos supermercados mencionados anteriormente, que em nossa região existem outros, tais como:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing
  • Praça
  • Marketing
  • Trabalho Praças
  • Conceitos de praça em marketing
  • Marketing mix
  • Marketing mix
  • Marketing mix praça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!