trabalho de macroeaconomia

1755 palavras 8 páginas
Exercícios de Macroeconomia – AV1
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Macroeconomia

1 – Explique as diferenças entre a macroeconomia e a microeconomia.
• Microeconomia = utilizada para análise de mercados específicos (determinação de quantidade produzida e vendida)
• Macroeconomia = visa estudar os mercados em sua totalidade sem levar em conta mercados específicos.

2 – Expliquem porque os gastos do governo podem influenciar no desenvolvimento da Economia, especialmente no caso brasileiro.
O aumento da economia depende basicamente de quatro fatores que são: consumo, investimento, gastos públicos e a balança comercial. Os gastos públicos, por exemplo, em obras , precisão de mão de obra, materiais de construção, tudo isso movimenta recursos, que tendem a aumentar a renda da economia como um todo.
Especialmente o Brasil sendo sede dos grandes eventos mundiais a sua economia está basicamente vivenciando esses quatro fatores, de uma maneira bem intensa e de certa forma preocupante. Os gastos públicos tem que ocorrer pra fazer a economia movimentar , porém muito elevados podem comprometer a saúde fiscal de uma empresa .
3 – A taxa de juros básicos da economia (SELIC) no modelo clássico vigente influencia o consumo das famílias em que aspecto? Explique no caso brasileiro o que acontece quando a taxa sobe e quando a taxa cai. Consequentemente quanto menor os juros, o preço também reduz, aumentando o consumo. No caso do brasileiro a taxa de juros pouco influencia no consumo, tendo a facilidade de pagamento o consumo será o mesmo.

4 – Explique o problema da escassez como problema fundamental da economia. A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Se não houvesse escassez, tampouco haveria a necessidade de se estudar economia. A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens (alimentos, roupas, casas etc.) e serviços (transporte, assistência médica etc.) são

Relacionados