Trabalho De Língua Portuguesa EEPCPT Prof: Márcia

362 palavras 2 páginas
Figuras de Linguagem:
Antítese:
Consiste na utilização de dois termos que contrastam entre si. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos.
Observe os exemplos:
"O mito é o nada que é tudo." (Fernando Pessoa)O corpo é grande e a alma é pequena."Quando um muro separa, uma ponte une.""Desceu aos pântanos com os tapires; subiu aos Andes com os condores." (Castro Alves)Felicidade e tristeza tomaram conta de sua alma.
Paradoxo:
Consiste numa proposição aparentemente absurda, resultante da união de ideias contraditórias.
Veja o exemplo:
Na reunião, o funcionário afirmou que o operário quanto mais trabalha mais tem dificuldades econômicas.
Apóstrofe:
Consiste na "invocação" de alguém ou de alguma coisa personificada, de acordo com o objetivo do discurso que pode ser poético, sagrado ou profano. Caracteriza-se pelo chamamento do receptor da mensagem, seja ele imaginário ou não. A introdução da apóstrofe interrompe a linha de pensamento do discurso, destacando-se assim a entidade a que se dirige e a ideia que se pretende pôr em evidência com tal invocação. Realiza-se por meio do vocativo.
Exemplos:
Moça, que fazes aí parada?"Pai Nosso, que estais no céu...""Liberdade, Liberdade,Abre as asas sobre nós,Das lutas, na tempestade,Dá que ouçamos tua voz..." (Osório Duque Estrada)
Gradação:
Consiste em dispor as ideias por meio de palavras, sinônimas ou não, em ordem crescente ou decrescente. Quando a progressão é ascendente, temos o clímax; quando é descendente, o anticlímax. Observe este exemplo:
Havia o céu, havia a terra, muita gente e mais Joana com seus olhos claros e brincalhões...
O objetivo do narrador é mostrar a expressividade dos olhos de Joana. Para chegar a esse detalhe, ele se refere ao céu, à terra, às pessoas e, finalmente, a Joana e seus olhos.

Relacionados