Trabalho De Lucas Maquinas Termicas1

5543 palavras 23 páginas
INTRODUÇÃO

O trabalho tem o intuito de mostrar formas e maneiras de melhorar a eficiência energética no sistema de vapor, tudo é baseado no Manual PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) que foi criado em 1985 pelo Governo Federal que tem como principal objetivo a redução de custos e de consumo de energia em um sistema.
De acordo ao manual mostrarei de forma sucinta e objetiva as informações capazes de contribuir para o melhor aproveitamento de energia no sistema de vapor. O manual é dividido em partes principais que são: Plano de ação, Oportunidades para melhorar a eficiência e aspectos econômicos, tudo isso para um melhor entendimento.

1. PLANO DE AÇÃO
Nessa primeira parte o manual sugere etapas e passos a serem seguidos para atingir o melhor desempenho.

1.1 Conhecimento de um sistema de Vapor

A princípio devemos saber que em um sistema de vapor é constituído basicamente de 4 partes principais: geração, distribuição, uso final e recuperação, que representam todo caminho do vapor.

Figura 1 – Esquema de um Sistema de vapor completo; Fonte: Manual Procel.

O ponto de partida em sistema de vapor é a sua geração, e o manual deixa bem claro a sua importância relatando a geração do vapor na caldeira ou em um gerador de vapor que é o processo em que a água pela transferência de calor com os gases quentes ela absorve uma quantidade suficiente de calor ao qual muda da fase liquida para a fase de vapor.
Na geração de vapor há partes importantes que precisam de uma maior atenção que incluem: caldeira, sistema de alimentação de combustível, sistema injeção de ar de combustão, sistema de alimentação de água e sistemas de tiragem dos

Relacionados