Trabalho de Logística

Páginas: 7 (1644 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Introdução

Há muito se tem discutido a respeito do ganho de produtividade dentro das empresas. O maior desafio das organizações na atualidade diz respeito à redução dos custos de produção e principalmente no aumento dos lucros, que hora, são necessários a qualquer organização que tem como principal objetivo à permanência no mercado. Essa situação se deve principalmente a grande exigência domercado consumidor em adquirir produtos com excelente qualidade e menor preço.
Um fator importante no que diz respeito à redução dos custos de produção é a conscientização dos setores produtivos com a intenção de fazer com que esses setores reavaliem seus processos produtivos, gerando uma reengenharia dentro da organização. É importante lembrar que para operacionalizar tal iniciativa dentro dequalquer organização é necessário o comprometimento de todas as áreas envolvidas no processo, tornando a tratativa eficaz visando o resultado esperado.
Outro fator que deve ser levado em consideração quando falamos em reduzir custos é o desperdício. O desperdício, basicamente, é representado pelos gastos realizados na produção de um produto ou serviço, sendo agregadores de valor ou não, querepresentem excesso em relação ao que seria efetivamente gasto na produção. Sob esta visão, o desperdício pode ser representado por máquinas ociosas, pessoal subutilizado, material desnecessário, encargos financeiros desnecessários, além de nos mostrar que o processo possui falhas que devem ser eliminadas para o alcance dos objetivos. Nesse contexto o trabalho visa propor a criação de novos valores enovas idéias, agregando conhecimentos práticos organizacionais relativos à redução dos custos de produção, tanto no setor de serviços como no setor industrial.




Métodos para a redução de custos.
Redução de custos engloba fatores tais como: qualidade, produtividade, eficiência, eficácia, organização do trabalho.
Qualidade
Os custos relativos a problemas de qualidade do produto ao longo desua fabricação ainda podem ser bem elevados e nem sempre fáceis de se resolver. Muitas vezes os problemas tem muito a ver com a consciência do pessoal, o que nos mostra que nunca foi tão importante a consciência de cadeia de produção e de esforço conjunto para a redução dos custos de produção. Muitas empresas têm a visão errônea de que se reduzindo os custos da produção, o produto final estarádefasado no fator qualidade perante a concorrência. Isso não é verdade. É possível se manter a qualidade do produto ou até mesmo melhorá-la reduzindo-se os custos, e isso porque a proposta tradicional do processo de gestão da qualidade concentra sua atenção em dois parâmetros fundamentais, o custo e o prazo, cuja otimização tem constituído, até agora, o objetivo da boa prática do projeto e doprocesso. Tais afirmativas nos conduzem a verificar que a qualidade está diretamente ligada ao custo e que é possível sim usar a qualidade como ferramenta para a redução dos custos.
Produtividade
O conceito de produtividade é melhor relação entre o volume produzido e os recursos consumidos, temos que nos focar em aumentar a nossa oferta de produtos, mantendo, e se possível reduzindo, o consumo dosrecursos necessários para sua execução.
Eficiência e eficácia

Outro fator que deve ser lembrado é o não conhecimento adequado por grande parte das empresas em relação à eficiência e eficácia. Entende-se por eficiência o “fazer certo” e eficácia “o fazer a coisa certa”.
Eficiência é a relação entre os recursos que deveriam ser consumidos e os recursos realmente consumidos e eficácia é a relaçãoentre os resultados obtidos e os resultados desejados ou previstos. Diante dessas definições podemos perceber que tanto a eficiência como a eficácia estão diretamente ligadas nos custos, tanto para os recursos consumidos, tanto para o resultado de suas transformações. Isso prova que o conceito trabalhado de redução de custos deve envolver os conhecimentos detalhados de tais termos, visando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho logistica
  • trabalho de logistica
  • Trabalho Logistica
  • trabalho logistica
  • Trabalho de logística
  • trabalho logisticA
  • Trabalho logistica
  • Trabalho de Logistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!