Trabalho de Linguística

Páginas: 7 (1589 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2013
 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUIZ REID
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé
Reconhecida pelo Decreto Federal nº 81.904 – D.O.U. 11/7/78



VARIAÇÃO LINGUÍSTICA







Por
Iago
Leticia
Alunos do Curso de Letras Português/Inglês – 1º Período






Trabalho apresentado à ProfessoraElzimar de Castro Monteiro de Barros, na disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos.










FAFIMA – Faculdade de Letras
2º semestre de 2013


SUMÁRIO




INTRODUÇÃO......................................................................................................................03

1 TIPOS DEVARIAÇÕES...........................................................................................03

1.1 VARIAÇÃO DIATÓPICA.........................................................................................03

1.2 VARIAÇÃO DIACRÔNICA.....................................................................................04

1.3 VARIAÇÃO DIASTRÁTICA....................................................................................041.4 VARIAÇÃO DIAFÁSICA..........................................................................................04
1.5 VARIAÇÃO DIAMÉSICA.........................................................................................05

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................06

SITESCONSULTADOS.......................................................................................................06




















INTRODUÇÃO

A variação linguística se dá pelo conjunto de dialetos existentes dentro de uma língua. A linguística atual mostra que a língua deve ser compreendida pelo o que tange o homem – a diversidade, a possibilidade de mudança (cf. Ana Lúciade Assunção).
De acordo com Celso Ferreira da Cunha (1992), ao traçarmos a linearidade histórica de nossa “língua brasileira”, notamos que essa provém da língua portuguesa, que por sua vez provém do latim, que se entronca na grande família das línguas indo-europeias.
No Brasil, a língua portuguesa apresenta uma imensa diferença com o português de Portugal; há, evidentemente, diferençassintáticas, semânticas e fonéticas (cf. Ana Lúcia de Assunção).
Em primeiro lugar, a língua portuguesa encontrou um rival no tupi, o qual, tornado língua geral, a ultrapassou, até o século XVIII, segundo Teodoro Sampaio (1954). Os padres preocupados com a catequese, falavam, escreviam a sua gramática e organizavam dicionários em tupi. Os bandeirantes também contribuíram batizando os acidentesgeográficos e algumas localidades com vocábulos dessa procedência. O português sobressaiu, e tornou-se idioma nacional, o que não impediu que restassem vestígios do tupi em nosso falar. Assim, temos de providência indígena muitos nomes de lugares, utensílios, alimentos, flora e fauna, como: Manhumirim, pororoca, Iracema, tatu, abacaxi, etc. 
Outro elemento que entrou em contato com o português do Brasilfoi o africano. A necessidade de braços que trabalhassem a terra trouxe o negro, que agregou ao nosso falar seu vocabulário e influiu na pronúncia. De providência africana temos: macumba, cachaça, moleque, quindim, jiló, cochilo, tanga, etc. 
Toda essa mistura de cultura, as variações linguísticas são indispensáveis, e elas podem ser divididas em variação diatópica, diacrônica, diastrática,diafásica e diamésica.


VARIAÇÃO DIATÓPICA

Esta é a variação do espaço, que ocorre de acordo com uma determinada região. Pode ocorrer com sons diferentes, quando ocorre uma variação fonética, ou a diferença pode ser no léxico, ou seja, de palavras diferentes em sua estrutura, que compõe a variação lexical.
Exemplos: 1) O “S” chiante¹ do carioca da gema.
2) O “R” retroflexo² do norte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Linguistica
  • TRABALHO DE LINGUISTICA
  • Trabalho de linguística
  • Trabalho de linguística
  • Trabalho de linguistica
  • Trabalho de linguística
  • Trabalho de linguistica
  • trabalho de linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!