Trabalho de linguística

Páginas: 5 (1093 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2013
Segundos os dicionários de Linguística e com base nos resultados encontrados na internet, pode-se obter as seguintes significações para as palavras abaixo:

NOÇÃO DE TEXTO E DISCURSO PARA AD: Unidade de análise do discurso que, enquanto tal, é uma superfície linguística fechada em si mesma (tem começo, meio e fim). É um objeto empírico, inacabado, complexo de significações; lugar dos logos desentidos, do trabalho da linguagem, do funcionamento da discursividade. O relevante, no âmbito discursivo, onde o texto é tomado com discurso (enquanto estado determinado de um processo discursivo), é ver como ele organiza a relação da língua com a história na produção de sentidos e do sujeito em sua relação com o contexto histórico-social. Para a AD o texto é a dispersão de sujeitos porcomportar diversas posições-sujeito que o atravessam e que correspondem a diferentes formações discursivas. A completude do dizer é um efeito da relação do sujeito com o texto, deste com o discurso e da inserção do discurso em uma formação discursiva determinada. Esse movimento é que produz a impressão de unidade e transparência do dizer. Segundo o Dicionário de Lingüística, chama-se texto o conjunto dosenunciados lingüísticos submetidos a análise: o texto é então uma amostra de comportamento lingüístico que pode ser escrito ou falado. L. Hjelms Lev, toma por palavra texto no sentido mais amplo e com ela designa um enunciado qualquer, falado ou escrito,longo ou curto,velho ou novo. “STOP” é um texto tanto quanto “O romance da rosa”. Todo o material lingüístico estudado forma também um texto,retirado de uma ou mais línguas. Constitui uma classe analisável em gêneros divisíveis, por sua vez em classes e assim por diante, até esgotar as possibilidades de divisão. Já o discurso para a AD é um objeto teórico da AD (objeto histórico-ideológico), que se produz socialmente através de sua materialidade específica (a língua); prática social cuja regularidade só pode ser apreendida a partir daanálise dos processos de sua produção, não dos seus produtos. O discurso é dispersão de textos e a possibilidade de entender o discurso como prática deriva da própria concepção de linguagem marcada pelo conceito de social e histórico com a qual a AD trabalha. É importante ressaltar que essa noção de discurso nada tem a ver com a noção de parole/fala referida por Saussure.

IDEOLOGIA: Elementodeterminante do sentido que está presente no interior do discurso e que, ao mesmo tempo, se reflete na exterioridade, a ideologia não é algo exterior ao discurso, mas sim constitutiva da prática discursiva. Entendida como efeito da relação entre sujeito e linguagem, a ideologia não é consciente, mas está presente em toda manifestação do sujeito, permitindo sua identificação com a formação discursiva queo domina. Tanto a crença do sujeito de que possui o domínio de seu discurso, quanto a ilusão de que o sujeito já existe como tal, são efeitos ideológicos.

INTERDISCURSIVIDADE: Relação de um discurso com os outros discursos; vozes discursivas outras que se manifestam em um dado discurso e interferem no seu sentido. Estes discursos alheios penetram no discurso em estudo, interferindo assim no seusentido. Está noção está ligada, portanto, à noção de heterogeneidade discursiva ,de formação discursiva e de pré-construído.


FORMAÇÃO IDEOLÓGICA: A FI é um conjunto complexo de atitudes e representações, não individuais nem universais, que se relacionam às posições de classes em conflitos umas com as outras. A FI é um elemento suscetível de intervir como uma força em confronto com outrasforças na conjuntura ideológicas característica de uma formação social. Pêcheux (1975) afirma que as palavras, expressões, proposições mudam de sentido segundo as posições sustentadas por aqueles que as empregam, sentidos esses que são determinados, então, em referência às formações ideológicas nas quais se inscrevem estas posições.


FORMAÇÃO DISCURSIVA: A FD é uma manifestação, no discurso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Linguistica
  • TRABALHO DE LINGUISTICA
  • Trabalho de Linguística
  • Trabalho de linguística
  • Trabalho de linguistica
  • Trabalho de linguística
  • Trabalho de linguistica
  • trabalho de linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!