Trabalho de leitura e produção de texto

Páginas: 9 (2130 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
TRABALHO DE



Leitura e Produção de Textos

1. INTRODUÇÂO:
Até que ponto gêneros textuais pode ser aproximado é uma questão que tem sido abordada em vários trabalhos, também por representarem manifestações culturais e estarem ligados a fatos que alteram decisões sociais, tendo em vista que toda literatura e meios de informação são formadores de opinião.
Ao iniciar este trabalho,podemos definir um texto de duas formas:
. A primeira esta na organização e estruturação, isto é, um objeto de comunicação entre um destinador e um destinatário, portanto é um objeto de significação;
. A segunda o texto encontra seu espaço entre os objetos culturais, inserido numa sociedade e determinado por ideologias específicas. Nesse caso, é necessário o seu contexto sócio histórico.
Nestasconsiderações o texto torna-se objeto de comunicação entre dois sujeitos, criando assim possibilidade de aplicação da análise externa do texto.
Os gêneros textuais aqui apresentados estão vinculados ao letramento, portanto discutiremos sua função social que a nosso ver é preparar o homem para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

2. GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS

2.1CONCEPÇÃO DE LEITURA
A leitura capta a ideia do autor, sua representação mental e intenção de transmitir conhecimentos, valores, formação de opiniões e uma infinidade de ações sócio educativas sendo que, sem ela, estaríamos culturalmente atrasados e sem ação perante o mundo.
A leitura pode se técnica, visual, subjetiva, acontecendo de várias formas. O leitor tem que entender o texto sem ideiaspré-concebidas esperando-se assim, que ele processe, critique, contradiga, ou avalie a informação diante de si, desfrute ou rechace, que dê sentidos e significados ao que lê. Na estratégia de leitura faz-se relação de nossos conhecimentos e novas informações contidas no texto, gerando, assim comparações, questionamentos relacionados com seu conteúdo, produzindo sentido para o que lemos. Em vista dessecomportamento do leitor, sua bagagem sócia cognitiva aumenta facilitando assim a compreensão de novos textos, o que fara que se evolua cada vez mais em todos os sentidos da vida, na questão de conhecimento do mundo.
Pode-se exemplificar a preocupação com a leitura já na antiguidade, PLATÃO (século XVIII), já havia identificado gêneros: epopeia (mistura ficção com realidade), tragédia (da qualfaziam parte a sátira e a comédia), expositivo.
PLATÂO (século XVIII) comentou que o gênero poesia, seria uma simulação da realidade, impedindo o homem conhecer a si mesmo, o que dificultaria sua relação com o mundo.
2.2 GÊNEROS TEXTUAIS E SUAS DIVERSIDADES
São práticas socioeducativas, dinâmicas e sofrem variações na sua constituição, que podem resultar em outros gêneros ou novos gêneros.
Adiversidade de textos que ocorrem nos ambientes discursivos de nossa sociedade, os quais são materializações linguísticas de discursos textualizados, com suas estruturas relativamente estáveis, disponíveis no intertexto para serem atualizados nos eventos discursivos que ocorrem na sociedade; em outras palavras Gêneros Textuais são unidades triádicas relativamente estáveis, passíveis de seremdivididas para fim de análise em unidade composicional, unidade temática e estilo, disponíveis num inventário de textos (arquitexto ou intertexto), criado historicamente pela prática social, com ocorrência nos mais variados ambientes discursivos, que os usuários de uma língua natural atualizam quando participam de uma atividade de linguagem, de acordo com o efeito de sentido que querem provocar nos seusinterlocutores.
Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, bulas, avisos, programas de auditório, cartas, telegramas, comedias, contos de fadas, crônicas, editoriais, emendas, entrevistas, discursos políticos, historias, letras de música, poesia, e-mail, receitas, notícias...
Passemos para uma simples observação histórica do surgimento dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos leitura e produção de textos
  • TRABALHO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • Trabalho de Pedagogia Leitura e produção de texto
  • Trabalho
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura, interpretação e produção de texto
  • Leitura e produção e texto
  • Leitura e produção de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!