Trabalho_de_Karl_Marx_1_ 1

644 palavras 3 páginas
TRABALHO DE MARX

Essa lista não consistirá em questões a serem respondidas. Trata-se de uma proposta de trabalho a ser desenvolvida por cada aluno individualmente ou em dupla.

Proposta de trabalho
São os fenômenos econômicos independentes da estrutura político-social vigente?
Para responder a essa questão há várias possibilidades de argumentação. Por isso, os alunos deverão seguir o seguinte roteiro de elaboração do trabalho:
1)Exploração de bibliografia
Leitura inicial
Ler os dois textos listados na seção “bibliografia”.A partir disso, retomar a questão acima, e pensar em alguns fenômenos ou fatos históricos (atuais ou não) que podem ser utilizados para trabalhá-la. Como exemplos aqui, tomaremos a política econômica do atual governo brasileiro.
Leituras complementares
Com os fatos (o governo Lula, no exemplo) em mente, os alunos poderão consultar fontes bibliográficas diversas a começar pela bibliografia de EAE 115 (vide programa da disciplina) e outras fontes de sua escolha. Se optarem por fazer uma discussão de um tema atual, jornais e revistas serão bem vindos, mas somente como complementação.A base da argumentação deverá ser composta pelos textos de Marx e outros livros(ou artigos) científicos. Recomendamos o uso de uma bibliografia reduzida, para que possa-se explorá-la detidamente.
2) Elaboração do projeto de trabalho
Definição do Tema
Aqui os alunos, de posse da bibliografia a ser utilizada, definirão qual tema será abordado e como ele aparecerá sob a ótica da relação entre base material e a superestrutura sócio-política (escopo da atividade).
Retomando nosso exemplo, se o tema escolhido for a política econômica do governo Lula, então buscaremos definir a dimensão política em que está inserida: o pensamento da esquerda brasileira, o PT, neoliberalismo,etc. Aí teremos então que relacioná-la com o atual estado do capitalismo brasileiro e/ou mundial.
Vejam que precisaremos para isso, portanto, de referências bibliográficas que tratem (i)do governo

Relacionados