TRABALHO DE INTRODU O A ENFERMAGEM

Páginas: 7 (1596 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

GABRIELE ALMEIDA
MARLUCE PASSOS
MICHELLE FIGUEIRÔA





RESENHA DO LIVRO “O QUE É ENFERMAGEM”











SALVADOR
2014
GABRIELE ALMEIDA
MARLUCE PASSOS
MICHELLE FIGUEIRÔA












RESENHA DO LIVRO “O QUE É ENFERMAGEM”

Resenha desenvolvida na disciplina Introdução a Enfermagem
como parte de avaliação referente ao 1º Semestre.

Orientador: Álvaro PereiraSALVADOR
2014
1.0 Biografia
O que é enfermagem é uma obra escrita por Maria José de Lima. A autora nasceu em Quebrângulo - Alagoas no ano de 1935. Formou-se em Enfermagem em 1957 na Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade Católica de Pernambuco. Iniciou a vida profissional na Campanha Nacional de Conbate à Tuberculose, em Recife. Ingressou No Serviço Especial de SaúdePública em fins de 1957, trabalhando na área rural de Pernambuco e Alagoas. Em seguida, atuou na Escola de Auxiliares de Enfermagem Dr. Augusto Leite, em Aracaju. Trocou o ensino pela execução, indo trabalhar no Hospital das Clinicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em Salvador, prestou concurso para a Previdência Social, foi admitida na Delegacia do Instituto De Aposentadoria e Pensõesdos Industriários (Iapi), onde ocupou cargos de chefia, coordenação e supervisão. Prosseguindo sua carreira, transferiu-se de Salvador para a Direção Geral do Iapi, no Rio de Janeiro, para integrar a equipe de instalação e organização do Hospital Geral de Fortaleza. Permaneceu no Iapi, que posteriormente foi integrado ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), até aaposentadoria.
Especializou-se Em Administração Aplicada à Enfermagem na Escola de Enfermagem da USP, fez o curso de Administração Hospitalar na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e o Curso Intensivo de Planejamento e Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
Atualmente atua como enfermeira autônoma, fazendo conferências, resenhas de livros,oficinas e escrevendo artigos para os meios de divulgação profissional.
2.0 Resumo

A enfermagem é uma ciência humana, de pessoas e de experiências, voltada ao cuidado dos seres humanos, cujo campo de conhecimento, fundamentações e práticas abrange desde o estado de saúde até os estados de doença, e é mediado por transações pessoais, profissionais, científicas, estéticas, éticas e políticas.
Aenfermagem tem entre suas metas a preocupação de reduzir ou evitar as tensões biofísicas e psicossociais das pessoas que ingressam no sistema do atendimento à saúde. Para cumprir essa meta, é preciso perceber e saber reconhecer tanto as tensões biofísicas, quanto as tensões psicossociais.
Para realizar uma intervenção de enfermagem – sinônimo de interação humana – é preciso também que os atos doprofissional sejam articulados com os princípios de conservação de energia e integridade pessoal, social, política e estrutural.
Como é uma atividade em que se lida constantemente com a vida e a morte, permeada por acontecimentos graves, como doenças, deficiências e amputações, cada cuidado tem importância vital. A vida é uma operação unitária, pessoal e pluridimensional em relação a tudo quenela intervém, terminando com a morte.
Os fundamentos da enfermagem profissional são os mesmos preconizados pela corrente teórico-prática de Florence Nightingale, desde 1860, da qual reproduzimos o principal paradigma: A enfermagem é sinônimo de saúde. Ela preocupa-se com o meio ambiente sadio, com habitações higiênicas e com a educação das crianças e das mulheres, enfim, com toda acoletividade humana.
O que faz a enfermagem

Ações de proteção da saúde;
Ações de promoção de saúde;
Ações de prevenção das doenças;
Ações curativas;
Ações de reabilitação;
Ações de investigação epidemiológica, sociológica, administrativa e demográfica;
Ações de ensino.
Quem faz parte do elenco profissional
Profissionais diplomados que abrangem a área de enfermagem, conferidos nos termos da lei n°...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTRODU O ENFERMAGEM
  • Introdu O Do Trabalho
  • INTRODU O TRABALHO
  • trabalho de introdu o
  • Trabalho Introdu o
  • INTRODU O trabalho
  • INTRODU O Trabalho
  • Trabalho De Introdu O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!