Trabalho de Introdução- Direito Ambiental

Páginas: 5 (1232 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014







Trabalho- Direito Ambiental-

1) QUESTÃO. DEFINA:
INTERAÇÃOES: Para a proteção do meio ambiente necessário é a ação humana como forma de interação buscando uma visão fora do cunho antropocêntrico, demonstrando a importância de que o homem faca parte da natureza e que se insere como individual e socialmente, num processo de interação que atenda ao desenvolvimento das atividadeshumanas, à preservação dos recursos naturais, dentro das leis da natureza e de padrões de qualidade definidos, conforme ensinamentos de Milaré. 
NATUREZA: A natureza, em seu sentido mais amplo, é equivalente ao "mundo natural" ou "universo físico". O termo "natureza" faz referência aos fenômenos do mundo físico, e também à vida em geral. Geralmente não inclui os objetos construídos pelo homem.MECANISMOS AMBIENTAIS: Mecanismos ambientais são institutos do Direito Ambiental que o auxiliam na realização do seu basilar fim, qual seja, os meios de proteção ambiental.
MEIO AMBIENTE: A própria legislação brasileira aduz o conceito de meio ambiente na Lei 6.938/1981, sendo este “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abrigae rege a vida em todas as suas formas”.
CIÊNCIA HOLISTICA: É uma ciência que busca compreender todos os fenômenos sociais em todos os seus diversos campos como na hipótese do Direito Ambiental.
RELAÇÕES INTRISICAS: São aquelas diretamente ligadas ao Direito Ambiental, relações que não fogem a dogmática ambiental.
RELAÇÕES TRANSDISCIPLINARES: São aquelas que em oposto as intrínsecas, fogem aoDireito Ambiental buscando disciplinas que mesmos diversas à referida área, se assemelham em algum conteúdo.
ANTROPOLOGIA: é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
GEOLOGIA: é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Éuma das ciências da Terra.
PRINCÍPIOS DO DIREITO INTERNACIONAL: O direito internacional acata certos princípios reconhecidos pela generalidade dos Estados nacionais como obrigatórios, desde os de fundamento lógico, como o nemo plus iuris, até os de natureza estritamente internacional, como o da autodeterminação dos povos.
São considerados princípios gerais do direito, dentre outros: O princípioda não-agressão, princípio da solução, pacífica de controvérsias, princípio da autodeterminação dos povos, princípio da coexistência pacífica, princípio da continuidade do Estado, princípio da boa fé, princípio da obrigação de reparar o dano, pacta sunt servanda (os acordos devem ser cumpridos), lex posterior derogat priori (a lei posterior derroga a anterior), nemo plus iuris transferre potestquam ipse habet (ninguém pode transferir mais do que possui).

1.2) Defina desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade.
O Desenvolvimento sustentável é uma teoria que vem se firmando desde 1986. Tendo como base o progresso do desenvolvimento e produção em respeito aos recurso naturais para fins de assegurar o bem das futuras gerações.
Já a sustentabilidade tem um tripé que é o econômico,social e ambiental. O homem deve harmonia com estes três elementos em sua convivência e em suas relações.


2) QUESTÃO
Não é de hoje que a preocupação ambiental é tão alarmada pela mídia e todos os demais meios de comunicação.
Certo é que todos são responsáveis pela preservação ambiental, haja vista que a ação humana é indispensável instrumento de interação entre homem e meio.
O homem comoser pensante deve buscar forma ou meios que possibilitem a sustentabilidade ambiental, uma vez que para desenvolvimento e condição passível de vida é necessário existência de meio salutar.
Alem da existência de diversos meios e mecanismos de proteção, existe também diversas diretrizes que orientam a análise de diversos outros fatores importantes para fins de possibilitar a sustentabilidade.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 10337 Introducao Ao Direito Ambiental
  • Direito Ambiental
  • Direito Ambiental
  • Trabalho de Introdução a Engenharia Ambiental
  • TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO DIREITO
  • Trabalho introduçao a direito
  • AULA Introdução ao Direito do Trabalho
  • Trabalho de introdução ao estudo do direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!