Trabalho de introdução à mentalidade enxuta

Páginas: 8 (1983 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
Em uma Empresa temos cenários diferentes, a cada ano que se passa, devido as dificuldades de condições e problemas que ocorrem no dia-a-dia;

Na industria automobilística se iniciou o sistema de LEAN DE PRODUÇÃO, conforme o modelo do Sistema Toyota.

O modelo, desenvolvido pela Toyota, tem as seguintes características:

▪ Trabalhadores Multiqüalificados em todos os níveis daorganização, trazendo a responsabilidade para a base da pirâmide organizacional, que significa liberdade para controlar o próprio trabalho (vantagem), mas que aumenta o temor de cometer erros que acarretem prejuízos (desvantagem).

▪ Máquinas / Equipamentos cada vez mais automatizados e altamente flexíveis, para produzir uma maior e sempre crescente variedade de produtos.

▪ Flexibilidade paraProduzir uma maior e sempre crescente variedade de produtos com alta eficiência e produtividade, atendendo as necessidades o cliente.

▪ Eterna busca da Qualidade Perfeita

Mais ágil, inovadora, custos competitivos, estoques mínimos, alta qualidade e máxima satisfação do cliente.



[pic]

Um dos fatores importantes é o Mapeamento do Fluxo de Valor (Value Stream Map)”. -o primeiro passo para uma produção enxuta, sempre com foco no cliente.
Sempre que algumas empresas pensam em “produção enxuta”, imaginam kanban e just in time. No desejo de tornarem-se competitivas, planejam logo implantar alguma atividade que leve à produção enxuta. Até mesmo alguns profissionais arriscam em dizer que melhorias kaizen isoladas são “produção enxuta”. Nada mais errado.

Emprimeiro lugar, a “produção enxuta” tem seus fundamentos baseados no Sistema Toyota de Produção que tem como meta simples identificar e eliminar perdas e desperdícios nas atividades de trabalho. Porém, o STP praticado no Japão tem suas particularidades que não se aplicam em todas as organizações, e esse é um dos fatores principais pelos quais a implantação de atividades que conduzem à manufatura enxutanão funciona na maioria das empresas ou são logo rechaçadas sob o rótulo de “isso só funciona na Toyota”. Porém, o que não se pode deixar de lado é o fato de que sempre há grandes perdas que podem ser eliminadas do processo:


Para se ter sucesso na implementação do sistema enxuto, deve-se levar em conta alguns fatores:

• “Procurar especificar valor a partir da ótica do cliente, alinharna melhor seqüência as atividades que criam valor, realizar essas atividades sem interrupção sempre que alguém as solicita de forma cada vez mais eficaz”.

Parece fácil, mas não é. Em suma, o que foi descrito acima é a concatenação de cinco princípios:

• Valor

o Não basta produzir. Para se alcançar o sucesso, é imprescindível saber o que realmente o cliente entende como valore sobre o qual ele está disposto a pagar. Nesse conceito, podemos incluir, desde desenvolvimentos de produtos cuja probabilidade de aceitação pelo mercado é muito baixa, até mesmo a atividades, dentro do processo de fabricação que, para a empresa são importantes, mas nada agregam para o cliente final.

• Fluxo de Valor

o É comum observarmos a implementação de melhorias pontuais.Não que fazer melhorias seja indesejável, porém, muitas vezes, aplicadas no local errado, podem ser prejudiciais ao invés de ajudar. Deve-se ter a visão de toda a cadeia de suprimentos, ou mesmo, em um primeiro momento, saber como o produto é fabricado dentro da fábrica. Somente com essa visão teremos como saber onde e o que melhorar.
Uma boa ferramenta para isso é o “Mapeamento doFluxo de Valor (Value Stream Map)”.
Durante o desenho do fluxo de valor, deve-se observar todos os desperdícios agregados no sistema, que normalmente se apresentam através de sete categorias, como classificadas por Taiichi Ohno:
[pic]

a) Superprodução;

b) Espera;

c) Transporte ou transferência;

d) Superprocessamento;

e) Estoque (em excesso);

f) Deslocamentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mentalidade enxuta
  • Mentalidade Enxuta
  • Mentalidade enxuta
  • MENTALIDADE ENXUTA ALT
  • Resenha mentalidade enxuta
  • CONSTRU AO ENXUTA TRABALHO DE MONO
  • A mentalidade enxuta – mapeamento de fluxo de valor nos serviços de pós venda de uma concessionaria automotiva.
  • Introducao Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!