Trabalho de Introdução à Engenharia - Pré Sal

Páginas: 9 (2027 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
Natureza do Trabalho: 1º Trabalho em Equipe – 18/08/2011

Parte 01
Faça uma pesquisa sobre Camada de Pré-sal do Brasil e resolva as seguintes questões:
a) O que é a Camada de Pré-sal? Onde está localizada?
b) Quais as oportunidades econômicas e de emprego a sua exploração trarão?

Parte 02
Faça uma pesquisa sobre a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e sobre os jogos Olímpicos de 2016 eresponda:
a) Qual a importância destes eventos para a Engenharia Civil Brasileira?

Parte 03
Faça uma leitura dos artigos abaixo (Procura-se um Engenheiro – 19/12/2007; País Rico Oferece Mão de Obra ao Brasil – 23/01/2011) e resolva as seguintes questões:
a) Faça um resumo dos artigos;
b) O n.º de engenheiros formados anualmente no Brasil era alto em 2006? Justifique;
c) Segundo o economistaCláudio de Moura Castro “Nenhum país conseguiu formar engenheiros em bom número – e qualidade – sem um investimento maciço no ensino de ciências e matemática”.
Você concorda com ele? Justifique.
d) Por que as escolas técnicas tiveram papel fundamental no aumento da escolaridade da população?
e) Baseado no artigo de 23/01/2011, a falta de engenheiros no Brasil foi resolvida? Justifique.
f) Ogrupo concorda com a medida proposta neste artigo, para a falta de mão de obra qualificada? Por quê?
g) Na opinião do grupo, que outras medidas poderiam ser tomadas para reduzir o déficit de engenheiros no Brasil?

Parte 01 – (a):
Camada Pré-sal é uma nomenclatura usada em geologia que se refere aos estudos relacionados ao processo de putrefação geo-cultural utilizado na produção de elementosgeolíticos que ficam abaixo da camada de sal do planeta também divisão laminar do perfil das rochas que formam a crosta terrestre. Essa camada, geralmente é encontrada entre continentes porque é formada pelo depoimento de salitre sobre outras laminas de origem vulcânicas localizadas no fundo oceânico.
Pode-se dizer também que é uma porção do subsolo que se encontra sob uma camada de sal situadaalguns quilômetros abaixo do leito do mar.
Acredita-se que a camada do pré-sal, formada há 150 milhões de anos, possui grandes reservatórios de óleo leve (de melhor qualidade e que produz petróleo mais fino).
As reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro estão dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo consideradode média a alta qualidade, segundo a escala API. O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d’água e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo, chegando portanto a até 8000m da superfície do mar, incluindo uma camada que varia de 200 a 2000m desal.
Parte 01 – (b):
A corrida para extrair petróleo do pré-sal, no fundo do mar, já começou e promete transformar o setor de óleo e gás no país na próxima década. A previsão da Petrobrás é de dobrar a produção diária até 2020, o que elevaria a participação do petróleo no PIB de 10% para 20%.
A própria estatal já anunciou investimentos de 174 bilhões de dólares até 2013, sendo 29 bilhões dedólares destinados exclusivamente ao pré-sal. Até 2013, a Petrobrás vai promover a capacitação de 207.000 pessoas em 185 categorias profissionais, que vão trabalhar em suas unidades espalhadas por 13 estados. Mas é fora da estatal que está à maior parte das vagas que, espera-se, serão abertas nos próximos quatro anos. São 500.000 empregos em todos os elos da cadeia do petróleo. No total, estima-se queo número de empregos no setor saltará de 200.000, hoje, para 700.000 daqui a quatro anos.
Em torno da Petrobrás, haverá também outras oportunidades, como empresas que poderão fornecer equipamentos para a extração de petróleo, fábricas de tubos flexíveis e ainda, empresas fornecedoras de sistemas de geociências para análise de bacias. “Esse esforço de inovação tecnológica que está começando é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Introdução a Engenharia
  • Trabalho de introdução à engenharia
  • Introdução à engenharia de segurança do trabalho
  • Introdução a engenharia de segurança do trabalho
  • Trabalho introdução engenharia civil
  • trabalho de introdução a engenharia
  • Trabalho de introdução de engenharia
  • Trabalho de introdução a engenharia de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!