Trabalho de humanidade e trancêndia

2520 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO

A religião humana sempre foi motivo de discussão, uns por acreditarem que deus é o centro de tudo e criador de tudo que existe, e outros por duvidarem de tais criações. A humanidade nunca soube ao certo se existe um criador, mas depositam sua fé em religiões, deus, santos.

DESENVOLVIMENTO
David Hume
Para Hume, a existência de Deus não é visível, permanecendo como uma suposição e um ato de fé. A ordem da natureza não atesta um plano nem um princípio inteligente; ela é somente a ancoragem da natureza tal como esta se apresenta à nossa experiência. Não é possível, portanto, estabelecer um paralelo entre o homem e Deus, nem mesmo tentar provar que existe algo acima de nós como um ser Único, Criador ou Onipotente.
Emmanuel Kant
Kant questiona o pressuposto de que haja uma ‘realidade exterior pré-ordenada’: a realidade é construção dos sujeitos inteligentes. Os princípios do entendimento puro devem ter simplesmente um uso empírico e não um uso transcendental, isto é, tal que ultrapasse os limites da experiência. A metafísica não é possível como ciência positiva, já que o real conhecimento humano é limitado à experiência sensível.
Augusto Comte
O universo provém da matéria por meio da evolução, sendo assim, o homem também seria o resultado desta evolução. A história teria o seu início a partir do aparecimento humano no cenário do mundo e se desenvolveria, de forma resumida, três estados ou fases principais: a religiosa, a metafísica e a científica. Na ‘fase religiosa’ os agentes que moveriam a natureza estariam fora do ser humano,e os fenômenos naturais teriam uma explicação mítica, fundamentada em causas sobrenaturais. Na fase metafísica os agentes assumiriam formas abstratas, da qual se obteria a explicação dos fenômenos recorrendo a princípios ocultos e abstratos. Por fim, conforme o desenvolvimento da humanidade, haveria de surgir a fase científica, onde haveria a explicação racionalizada e científica das coisas por meio de leis naturais,

Relacionados