Trabalho de homilética

Páginas: 29 (7247 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
Os Grandes Pregadores

Para contar a história dos grandes pregadores, não podemos deixar de falar do início da homilética. Segundo o pastor Severino Pedro da Silva, “a homilética surgiu na Mesopotâmia há mais de 3 mil anos a.C.; para auxiliar a necessidade que os sacerdotes tinham de prestar contas dos recebimentos e gastos das corporações a que pertenciam e faziam suas prédicas em defesa daexistência miraculosa dos deuses do paganismo. Eles agiam desta forma para preservar a necessidade de sua existência enquanto sacerdotes e mediadores entre os mortais e as divindades imortais1”.
Foi mais ou menos no século 4 a 2 a.C., segundo Hanz Ulrich Reilfer, que “os gregos Córax, Sócrates, Platão e Aristóteles desenvolveram a retórica2”.

As técnicas, os termos designativos e asistematização da homilética nasceram através dos gregos e era chamada de retórica. Os gregos eram conhecidos como grandes mestres da comunicação verbal através da retórica. No século 1 a.C., o romano Cícero contribuiu para aperfeiçoar a retórica dos gregos. Então, os romanos passaram a chamar de oratória.

Jesus, o Grande Pregador

Jesus Cristo foi um grande orador, Ele sabia onde, como, qual era o melhorlocal e momento para levar a Sua mensagem.
Jesus citava frases de efeito, como Mt 5.13, “vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”. Ele levava as pessoas que O ouviam a um foco, Mt 6.28, “e, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; nãotrabalham nem fiam”.
Jesus também através da oratória usava metáforas e figuras de linguagem, Jo 11.11, “assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono”.
Jesus utilizava muito em suas parábolas, ilustrações para transmitir o que queria, Mt 13.3, “e falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear”. Algo que noschama a atenção, que Jesus conhecendo a natureza, Ele utiliza dela para transmitir a Sua mensagem. Quando Jesus estava sentado a praia, conforme descrito Mt 13.1-2, “tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; e ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia”. Jesus ao ver a grande multidão que seaproximava dEle para ouvir suas palavras, Jesus entendeu e sabia que se subir em um barco, com a ajuda do vento que vinha do mar, sua voz poderia melhor se propagar e assim fez, e todos puderam ouvir as parábolas ali proferidas.
Jesus foi realmente um grande orador. Sem dúvida os seus seguidores, os discípulos, não deixaram a desejar, desenvolveram a arte de pregar, inclusive com a ação do EspíritoSanto.
Início da Igreja

No livro de atos, que significa atos da Igreja Primitiva, vimos a atuação forte dos pais da igreja, os apóstolos que com ênfase, coragem e iniciativa falavam as Boas Novas aos ouvintes tanto em Jerusalém como nas regiões onde foram, devido as perseguições atribuídas aos primeiros cristãos.
A prioridade era a pregação, conforme descrito em At 6. Vimos o apóstolo Pedrodeterminado após o batismo no Espírito Santo apregoar o Evangelho ao povo que estava para comemorar a Festa do Pentecostes, onde milhares, através da prédica de Pedro, aceitaram a Jesus como Salvador.
Houve uma explosão da Igreja neste período devido ao poder do Espírito Santo na vida dos apóstolos e dos primeiros crentes.
Não foi só Pedro que se destacou entre os discípulos de Jesus, maslembramos de Filipe, pregava o Evangelho com muita virtude que muitos foram também alcançados por Jesus, conforme lemos em At. 8.12, “mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres”. Também foi impelido pelo espírito Santo para pregar em uma carruagem que levava um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Homilética
  • HOMILÉTICA
  • homilética
  • Homilética
  • Homiletica
  • homilética
  • Homiletica
  • Homilética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!