Trabalho de Homeopatia

Páginas: 7 (1525 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015


O "Modelo Hipocrático, Energético, Holístico, Natural, Homeopático" e o "Modelo alopático, químico da doença".

Lucas R. Felizardo


Introdução

Para estabelecermos as diferentes abordagens terapêuticas que conduzem a medicina homeopática e a medicina alopática por caminhos tão distintos, partiremos do entendimento do que é o ser vivo, a causa dos desequilíbrios funcionais e a metodologiaadotada para restaurar tal equilíbrio.

a) Como você entendeu a lei de Arndt-Schultz?

Entendi que: segundo Arndt-schultz quanto maior o estimulo químico menor é a energia vital do ser e que quanto menor for o estimulo químico maior é a energia vital do ser. Ou seja, na medicina alopática os medicamentos possuem uma grande quantidade de componentes químicos para tratar os sintomas. E quanto mais opaciente agrava mais aumenta a quantidade de substâncias químicas gerando assim um indivíduo cada vez mais doente e intoxicado.
Já na homeopatia é o contrário. Isto acontece devido as dinamizações e diluições dos medicamentos, quanto maior a dinamização menor a quantidade de substâncias tóxias, chegando a dinamizações quase nulas destas substâncias, como por exemplo não é possível encontrarpartículas na 12 ch, mas mantendo a configuração energética que permanece até após várias diluições e dinamizações, ao contrário da medicina alopática a homeopatia gera uma maior energia vital no ser.

b) Comente os princípios da lei de Hering.
 Um dos grandes discípulos de Hahnemann, o médico Constantine Hering, decidiu observar quais são esses passos para o reestabelecimento integral da energia vital,fundando assim os seguintes princípios:
1º - A melhoria das enfermidades ocorre do interior para o exterior.
A cura procede de dentro para fora espontaneamente em todos os pacientes. Os fenômenos vitais normais têm naturalmente um sentido centrífugo, exonerativo, isto é, curativo. Quando ocorre a supressão (impedimento da livre manifestação dos sintomas) ela pode ocasionar uma mudança de rumo daenfermidade (movimento centrípeto), com a conseqüente agravação do quadro.
2º - O equilíbrio do organismo ocorre de cima para baixo e o adoecimento de baixo para cima.
A cura procede de cima para baixo, em certos processos patológicos que abarcam a totalidade do indivíduo. Este princípio explica que em uma pessoa, ao começar a ser curada, a doença sairá em primeiro lugar da parte mental. Ao se curarde medos e ansiedades, surgirão problemas no coração, em seguida nos pulmões, rins, intestinos, ossos, músculos e pele. Um reumatismo por exemplo, quando as dores começarem a atingir os dedos, é um ótimo sinal que a cura se encontra no final e a pessoa já está quase sã e normalizada daquela doença. Se a doença caminha na direção inversa, é sintoma de um adoecimento e piora geral do estado dapessoa.
3º - Os sintomas desaparecem na mesma ordem em que apareceram aliviando-se primeiro os órgãos mais importantes ou mais vitais, em seguida, os menos importantes e as mucosas e, por fim, a pele.
A compreensão desta hierarquia permite ao profissional de saúde e à própria pessoa reconhecer e identificar a direção da progressão ou regressão da moléstia.
– Os sintomas desaparecem na mesmo ordem emque surgiram, aliviando-se primeiro os órgãos mais importantes ou mais vitais, após, os menos importantes e finalmente, as mucosas e a pele.
Vithoulkas diz que existe uma hierarquia de importância dos órgãos: a primeira é a esfera psíquica, após, os órgãos físicos. A hierarquia organizada dos sistemas é: Sistema nervoso, Sistema circulatório, Sistema endócrino, Sistema digestório, Sistemarespiratório, Sistema excretor, Sistema reprodutor, Sistema ósseo, Sistema muscular.
A hierarquia dos órgãos, baseada em sua importância em relação ao organismo é: 1) Cérebro, 2) Coração, 3) Glândula Pineal, 4) Fígado 5) Pulmões 6) Rins 7) Testículos/ovários, 8) Vértebras, 9) Músculos.
A compreensão desta hierarquia permite ao profissional de saúde e à própria pessoa reconhecer e identificar a direção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HOMEOPATIA TRABALHO
  • TRABALHO DE HOMEOPATIA
  • trabalho de homeopatia
  • Trabalho Homeopatia
  • Trabalho Homeopatia POPs Resolvidos
  • TRABALHO DE HOMEOPATIA MIASMAS 2
  • homeopatia
  • homeopatia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!