Trabalho de Homem e Scoiedade 1º Semetre UNIP

1332 palavras 6 páginas
1) Quais são as principais características do pensamento evolucionista?
O evolucionismo tem como pai Charles Darwin que veio rebater a Teoria da Criação, Darwin desceu o humano de seu pedestal e colocou lado a lado com os outros animais. Ele afirmou que somos todos frutos de um mesmo antepassado e assemelhando-nos a nossos parentes mais próximos, os primatas. Mas o ser humano manteve sua prepotência quando diz que “Somos animais como os demais, participamos também do processo evolutivo, mas sendo ela um processo: caminhando do mais simples até o mais elaborado”. Mas o processo evolutivo não é necessariamente um processo positivo; É difícil dizer que as mutações aleatórias caminham a partir de um plano pré-determinado como o Criacionismo, a evolução poderia continuar sem a presença da espécie humana, a mutação aleatória são variações casuais. Darwin partiu do principio que todos os seres vieram de um ancestral em comum através de um longo e demorado processo de variação, através as seleção natural muitos seres são eliminados e as características melhores permanecem e são passadas paras as novas gerações, a competitividade seleciona os mais adeptos que deixam maiores números de descendentes (variabilidade → seleção → adaptação). Pós Darwin surge o neodarwinismo com a descoberta de Mendel sobre a estabilidade genética que é a visão mais aceita atualmente. Alguns exemplos de seleção natural:
- Os diferentes bicos de pássaros das ilhas de Galápagos = cada pássaro foi selecionado de acordo com o tamanho do seu bico e de acordo com o tamanho da semente que cada bico permitia que o pássaro comesse.
- A resistência a antibióticos pelas bactérias = se você toma um antibiótico que não é forte o suficiente para matar todas as bactérias, você estará selecionando as mais resistentes, porque as mais fracas morreram. Quando as bactérias mais resistentes sobreviverem, elas reproduzirão, produzindo indivíduos resistentes. 2) O que é o Ponto Crítico?
Transição de natureza

Relacionados