Trabalho De Historia

Páginas: 11 (2727 palavras) Publicado: 11 de abril de 2015

DISCIPLINA: Historia PROFESSOR: Dra. Flávia Amaral
TURMA: 1° ano Produção de Moda

ALUNOS: Alice Maria Saraiva Werkema
Ana Carolina Marques
Camila Rodrigues de Almeida França
Kamila Alves Faria
Leticia Henriques Alves
Patricia Soares Mesquita
Theodolindo Zeferino de Castro Neto

Texto retirado da Revista de Historia da BibliotecaNacional edição n° 1 Julho de 2005:

A Terceira Morte do Judeu
Nos 300 anos de nascimento de Antônio José da Silva, escritor morto pela Inquisição, Alberto Dines lamenta o desinteresse por sua obra.
Alberto Dines

Antônio José da Silva, o Judeu, foi morto três vezes. Foi executado pelo garrote, depois queimado e, a seguir, condenado ao esquecimento. Só que essa terceira morte ainda pode ser evitada, nos300 anos de seu nascimento. O esquecimento seria extremamente trágico para um comediógrafo ao qual tudo foi negado, a começar pela identidade.” A declaração é do jornalista e escritor Alberto Dines, autor de uma ambiciosa biografia do Judeu, Vínculos do Fogo, fruto de sete anos de pesquisas em arquivos e bibliotecas, no Brasil e em Portugal.
Nascido no Rio de Janeiro em 1705, Antônio José da Silvaera descendente de judeus que desembarcaram no Brasil no início do século XVII, após serem expulsos da Península Ibérica. Tudo o que ele escreveu foi publicado anonimamente, com exceção de um poema – uma glosa dedicada a Camões – que a Biblioteca Nacional irá reeditar, a partir de um exemplar da edição original, doado por Dines. O poema apareceu com a autoria de “dr. Antônio José da Silva”,embora, na verdade, ele não fosse doutor. Quando o Judeu foi preso pela segunda vez, aparece na lista do auto-de-fé como advogado, mas não chegou a terminar o curso.
– O ramo paterno de sua família não era tão judaizante – diz Dines. – Os tios do pai dele, portanto tios-avós do Antônio José, eram altas figuras do clero, beneditinos. Pertenciam à elite, mas todo mundo sabia que tinham ancestraiscristãos-novos. O pai do Antônio, João Mendes da Silva, advogado formado em Coimbra, era também poeta, escrevia versos sacros. O lado materno, que chegou ao Brasil também no início do século XVII, era um grupo eminentemente judaizante. O bisavô de Antônio José, Miguel Cardoso, era judeu, tão judeu que converteu em sinagoga uma igrejinha abandonada na Rua da Ajuda, onde realizava cultos. Foi denunciado elevado para Lisboa pela Inquisição, mas como era muito rico, poderoso e influente não foi morto. Já a mãe de
Antônio José era analfabeta, descendente de cristãos-novos rurais. Tinham capelas nas fazendas, mas faziam o que queriam, longe dos olhos de todos. Em todo o cinturão que existe em volta do Rio de Janeiro, inclusive do lado de lá da baía, em São Gonçalo, existiam grandes engenhos com capelascatólicas, mas todos dessa área eram cristãos-novos e foram pegos pela Inquisição.
Antônio José da Silva é autor de fábulas burlescas, como Os Amantes de Escabeche e A fábula de Apolo e Dafne, que utilizam a mitologia grega como recurso para parodiar a política de seu tempo. Após uma vida repleta de dificuldades, prisões e torturas, foi condenado à morte pela Inquisição portuguesa em 1739 – nãopor causa da heresia de escrever comédias, mas por ser cristão-novo. Foi executado no dia 19 de outubro, aos 34 anos, num cadafalso armado no Terreiro do Trigo, em Portugal.
– Todas as acusações contra ele são irrisórias, a maioria surgidas durante o encarceramento – afirma Dines. – Por exemplo: alegavam que ele tinha práticas judaicas na prisão e fazia jejuns, e isso é uma bobagem. Ele era umgozador, percebe-se isso em tudo que escreveu. Tinha tradição judaica, mas não era religioso. Então não ia fazer jejuns judaicos no cárcere, jogar fora a carne. Um dado extraordinário: ninguém pegou no processo. Estava impresso e ninguém olhou. Queriam mesmo liquidá-lo. A única coisa que ele fez foi, na hora de ser executado, dizer que queria morrer na lei de Cristo, e não na de Moisés. Por isso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de história
  • Trabalho de história
  • Trabalho de historia
  • História do Trabalho
  • MEU TRABALHO DE HISTORIA
  • Trabalho de História
  • Trabalho de Historia
  • Trabalho de Historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!