trabalho de historia (religião na amaerica portuguesa)

663 palavras 3 páginas
Religião e sociedade na América portuguesa

A tradicional lavagem das escadarias da igreja do Senhor do Bonfim teria surgido de um culto em homenagem a Oxalá, orixá responsável pela criação do céu e da terra e de todos os seres. Os escravos de origem ioruba que vieram para o Brasil,seus costumes e a fé em Oxalá.
No entanto, a convergência de interesses entre a Igreja Católica e a Caroa portuguesa levou á cristianização forçada dos africanos escravizados. A essa mistura de tradição diferentes,por vezes até oposta,dá-se o nome de sincretismo religioso,presente nas procissões,nas festas populares,no pagamento de promessas e no oculto aos santos.
Hoje alguns líderes de religiões afro-brasileiras,principalmente do candomblé,condenam o sincretismo.Eles acreditam que a liberdade religiosa católicos para esconder o culto aos orixás.

Evangelização e Inquisição

Quando Pedro Álvares Cabral e sua esquadra aqui desembarcaram em 1500,uma missa comemorativa foi realizada para celebrar o encontro. Em seguida,o escrivão Pero Vaz de Caminha,conhecido como o autor da certidão de nascimento do Brasil,comentou em um dos trechos de sua carta ao rei de Portugal. A preocupação de Caminha com a catequização dos Índios explica-se pela estreita ligação da igreja com Estado,umas vez que as duas instituições defendiam interesses comuns nas esferas religiosa,política e econômica. Desse modo,aliada na terefa de colonização e evangelizar os habitantes do Novo Mundo. A Europa ocidental viveria a parti de 1517 a era da Reforma Protestante,movimento religioso que quebrou a unidade da Igreja de Roma.

O Tribunal da Inquisição

O Tribunal da Inquisição assumiu praticamente os mesmo objetivos da reforma católica : impedir o avanço do protestantismo, combater os saberes eruditos que se contrapunham ao catolicismo e perseguir as manifestações culturais e religiosas dos grupos populares rebeldes aos dogmas as igreja. Os Tribunas da Inquisição não eram

Relacionados