Trabalho de historia centro Histórico do Rio de Janeiro

Páginas: 10 (2324 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
O Que é o Centro Histórico
Aqui chama-se de Centro Histórico do Rio de Janeiro, os sítios e construções históricas, mais ligadas ao período colonial desde os primórdios da fundação da cidade como também do período subsequente, quando da vinda da Família Real e Corte Portuguesa para o Brasil, englobando também o período do Primeiro e Segundo Reinado.

Alguns Pontos Importantes no centro:

PraçaXV | Antigo Largo do Paço
Praça XV | Construções históricasA Praça XV é o antigo Largo do Carmo, depois Largo do Paço, local de fundamental importância na história do Rio de Janeiro onde localiza-se preservado o Paço Real ou Paço Imperial, além de outras construções históricas como o Arco do Teles e o Chafariz da Pirâmide o edifício do antigo Convento do Carmo que lá funcionou até a chegada daCorte Portuguesa em 1808.
Destacam-se também duas Igrejas históricas na Praça XV, como a Igreja do Carmo ou Antiga Sé, a Igreja da Ordem 3ª do Carmo, uma ao lado da outra, podendo portanto serem visitadas no mesmo dia, juntamente com as outras construções do local, descritas anteriormente.


Rua Primeiro de Março | Antiga Rua Direita
A Rua Primeiro de Março já foi a mais movimentada e importante ruado Rio de Janeiro na verdade continua a ser. Igrejas e construções históricas na Rua Primeiro de Março Na antiga Rua Direita, estão as Igrejas de São José, a Igreja do Carmo ou Antiga Sé, a Igreja da Ordem 3ª do Carmo, a Igreja de Santa Cruz do Militares. O prédio do antigo Convento do Carmo também situa-se nesta rua, de frente para a Praça XV, enquanto o Paço Imperial faz fundos para a RuaPrimeiro de Março. As construções enumeradas acima são as mais antigas construções que permanecem no local.
Também na Primeiro de Março se encontra o Palácio Tiradentes em estilo eclético-neoclássico, construído no início do século 20, onde existia a antiga Cadeia Velha e Câmara. Outra prédio de destaque é antiga sede do Banco do Brasil, onde é hoje o CCBB ou Centro Cultural Banco do Brasil, umaconstrução do final do século 19 mas somente inaugurado no início do século 20, cuja destinação era sediar uma Praça de Comércio, espécie de Bolsa de Valores da época.


Rua do Mercado e Ruas Próximas
Rua do Ouvidor próximo ao Arco do Teles Do lado esquerdo de quem olha para o mar, na Praça XV fica a Rua do Mercado, área onde existia um antigo mercado, com outras ruas igualmente antigas e com algumasconstruções de valor histórico que merecem serem visitadas, entre elas a que sedia hoje a Casa França Brasil, construção neoclássica do tempo de D. João VI cuja primeira destinação era sediar Praça de Comércio, uma espécie de bolsa de valores da época.
Nesta área existem muitos bares e restaurantes em um ambiente agradável e pitoresco, mesclando descontração e cultura. Parte da Rua do Ouvidor, Rua doRosário e Travessa do Comércio que vem do Arco do Teles fazem parte desta área e emaranhado de antigas ruas, por onde se vê muitas pessoas sentadas e conversando, tomando algo, comendo petiscos ou fazendo refeições.


Largo da Misericórdia e Área da Antiga Ponta do Calabouço
Ladeira da Misericórdia, O Largo da Misericórdia situa-se do lado do direito de quem olha em direção ao mar, se você estiverna Praça XV. No local encontram-se construções antigas e preservadas, e uma antiga relíquia, talvez o mais antigo sítio histórico do Rio que ainda se encontra de pé. Se trata de um trecho da Ladeira da Misericórdia, ladeira esta que subia para o Morro do Castelo, local dos primeiros assentamentos, após a mudança da Villa Velha (Morro Cara de Cão) para o local onde o Rio de Janeiro verdadeiramentefloresceu e deu os primeiros passos.
Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso Pode-se ver no local a Igreja de N.S. de Bonsucesso, e muito próximo a Santa Casa de Misericórdia na Rua Santa Luzia, onde fica também a igualmente histórica, Igreja de Santa Luzia, situada aos pés do extinto Morro do Castelo. Como no local do Morro do Castelo hoje existe a "Esplanada do Castelo", a Igreja de Santa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório sobre visita ao centro histórico do rio de janeiro
  • Geografia do Centro do Rio de Janeiro
  • PROJETO DE REABILITAÇÃO DE CENTRO HISTÓRICO: A ZONA PORTUÁRIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
  • Mercantilização de centros históricos na era das cidades globais – práticas na cidade do rio de janeiro
  • historia da urbanização do rio de janeiro
  • História das boates do Rio de Janeiro
  • Historia do Rio de Janeiro
  • História resumida do Rio de Janeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!