Trabalho De Hist Ria Rebeli Es Coloniais

753 palavras 4 páginas
E.E.E.M.FREI PLÁCIDO

Trabalho de História

Nome: Tamara Vaz
Turma: 302
Data: 05/11/2014 Rebeliões coloniais.

Ao longo do tempo foram se acumulando tensões entre colonos e colonizadores, por varias vezes houveram conflitos entre moradores da colônia e os colonizadores, devido a insatisfação da população com as condições da colônia, mas nunca houve a intenção de separar a colônia da metrópole. Foi o caso, por exemplo, da revolta de Beckman (1864), Revolta dos Mascates ( 1710),E a revolta da Vila Rica ( 1720).
No final do século XVIII, aconteceram outras revoltas como a conjuração mineira(1789) e conjuração baiana(1798) que tinham entre seus objetivos romper com a metrópole e estabelecer a independência.
No inicio do século XIX houve outra famosa rebelião – a revolução pernambucana ( 1817). CONJURAÇÃO MINEIRA
Em Minas Gerais grande parte da população vivia na miséria e trabalhava na exploração do ouro. Isso fez com que houvesse grande insatisfação dos moradores do estado, principalmente quando o problema se agravou com o declínio do ouro na segunda metade do século XVII. Mesmo vendo a queda o governo português continuo a cobrar pesados impostos. A revolta dos donos de minas de ouro aumentou quando o rei resolveu aumentar a derrama( cobrança forçada de impostos atrasados.),essa medida se fez devido ao fato do governo achar que a queda do metal estava relacionada com o contrabando, então visconde de Barbacena resolve decretar o derrama.
Com a insatisfação imperando membros da elite local resolveram se unir em um movimento contra as medidas da coroa. Esse movimento ficou conhecido como Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira. Boa parte dos lideres intelectuais desse movimento conhecia pensamentos iluministas. Entre seus lideres estavam Cláudio Manoel da Costa, Inácio de Alvarenga Peixoto, Tomas Antônio Gonzaga, entre outros um dos poucos participantes desse movimento

Relacionados

  • Brasil Colonia
    3391 palavras | 14 páginas
  • SMALL IS BEAUTIFUL 1
    118664 palavras | 475 páginas