TRABALHO DE HIST RIA 2123456789

1214 palavras 5 páginas
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HERMANN HERING
ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO CURSO TÉCNICO EM ADIMINISTRAÇÃO

PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

NATALIA DE APARECIDA CARDOZO COSTA
THALIA VICTÓRIA BORGES

Blumenau
2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
OBJETIVO 04
DESENVOLVIMENTO 05 e 06
CONCLUSÃO 07
ANEXO 08 e 09

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

Durante os anos da chamada "Era Vargas" (1930-1945) o presidente governou o Brasil em três momentos distintos, sendo eles definidos como "Governo Provisório" (1930-1934), "Governo Constitucional" (1934-1937) e "Estado Novo" (1937-1945). O terceiro momento do governo de Getúlio Vargas pode ser conceituado como uma ditadura, as liberdades individuais foram suprimidas por meio da censura e do controle dos meios de comunicação pelo DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda. Além do cerceamento à liberdade de imprensa, o governo de Vargas utilizava como mecanismo de propaganda ideológica o programa "A hora do Brasil" e obrigava os ambientes públicos a manterem os rádios ligados durante a transmissão.
A partir da historiografia especializada, o período do "Estado Novo" se aproximou política e ideologicamente aos regimes nazi-fascistas da Alemanha e da Itália. Sendo assim, como poderia o Brasil se aliar aos regimes democráticos durante a Segunda Guerra Mundial? Essa questão pode ser respondida graças aos compromissos econômicos brasileiros assumidos com os EUA durante os anos 1930. A dependência econômica impedia a associação de Vargas aos líderes Hitler e Mussolini. Dessa forma, o Brasil ingressou no segundo conflito mundial ao lado dos países aliados (EUA, Inglaterra e França) vencendo importantes batalhas com a FEB (Força Expedicionária Brasileira) e com a FAB (Força Aérea Brasileira)

OBJETIVO

Possibilitar aos estudantes uma percepção visual dos eventos da Segunda Guerra Mundial. Propiciar ao discente a compreensão de como o historiador utiliza as fontes não escritas

Relacionados