Trabalho de História

Páginas: 8 (1929 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
A origem da Língua Inglesa

O inglês tem origem no idioma dos Anglos e Saxões, povos bárbaros (Germanos), que no século V de nossa era, invadiram a Bretanha, atual Reino Unido da Grã-Bretanha. Em 1500 anos de evolução, sofreu influência de outras línguas, entre elas o celta, o latim e o francês.
Costuma-se dividir a história do inglês em três períodos:
OLD ENGLISH: O ARCAICO OU ANGLO-SAXÃO(ENTRE OS SÉCULOS V e XI);
MIDDLE ENGLISH: O MÉDIO (DO SÉCULO XI AO XVI) e
MODERN ENGLISH: MODERNO ( A PARTIR DO SÉCULO XVI).
O patrimônio vocabular do idioma é estimado hoje em 750.000 palavras. Cerca de metade dos vocábulos é de germânica e o restante provém do Latim e de Línguas Neolatinas, como o Francês, o Espanhol e o Italiano.
Atualmente, o inglês é considerado idioma universal, sendo omais utilizado nos negócios, na Internet e no mundo do entretenimento.









Conforme cita Schütz (2004), a origem da língua inglesa se inícia com os Celtas, povos que habitaram a Inglaterra por volta de 1.000 a.C. O povo Celta chegou a ser o principal grupo de línguas na Europa por, aproximadamente, oito séculos. Posteriormente sofreu influências de outras línguas ou grupos de línguastais como:
Latim - em função das invasões romanas na Bretanha e do processo de evangelização do anglo sexões pelos missionário cristãos.
Dinamarquês - por parte dos Vikings.
Francês - língua dominante na Inglaterra pela classe aristocrática e pelos Anglo-Saxões em busca de ascensão social em função do domínio de franceses no reinado Inglês por 300 anos.
Alemão - quando as legiões romanosdeixaram a Bretannia (nome da ilha em latim), os Celtas recorreram às tribos Germânicas (judes, Angles, Saxons e Frisians) para obter ajuda contra seus inimigos (Scots e Picts). Oportunamente, essas tribos germânicas tornaram invasores e se estabeleceram nas áreas mais férteis do sudeste da Grã-Bretanha destruindo vilas e massacrando a população local. Foram, portanto, os dialetos germânicos que deramorigem ao inglês. A própria palavra "England", por exemplo, originou-se da expressão "Engle-Land" (terra dos anglos). E, a partir daí, a história da língua inglesa foi dividida em três períodos: Old English, Middle English e Modern English.











O INGLÊS ANTIGO (1100 - 1150)
Conforme os estudos de Schütz (op. cit.), este período também é denominado Anglo-Saxon e é marcado pelosinvasores germânicos. Na verdade não se trata de uma única língua, mas de uma variedade de dialetos, havendo neste período quatro dialetos:
Northumbrian: faldo no norte do rio Humber.
Mercian: falado na Midlands do East Anglia até a divisa de Welsh.
Kentish: faldo no sudeste.
West Saxon: falado no sul e no sudoeste.
É uma linguagem quase irreconhecível até mesmo por um falante nativo doinglês moderno, declara Schütz (op. cit.). No entanto, menciona ainda que a correlação entre a pronúncia e a ortografia era muito mais próxima do que no inglês moderno. No plano gramatical, os substantivos declinam e tem gênero (masculino, feminino e neutro) e os verbos são conjugados. Como exemplo segue, abaixo, um pequeno trecho da parábola bíblica do Bom Samaritano traduzido para Old English:
Summan ferde fram Hierusalem to Hiericho, and becom on pa sceapan ...
(ferde - 3a. pessoa do singular; passado do verbo feran)
O verbo em destaque corresponde aos verbos to go/ journey no inglês moderno. O "de" (sufixo) tornou a forma do inglês moderno "ed" a terminação do passado dos verbos regulares = (he journeyed).








MIDDLE ENGLISH (1100 - 1500)
O elemento maisimportante foi a forte presença e influência da língua francesa no inglês. A fusão da cultura franco-normanda na nação anglo-saxônica durou três séculos e resultou num enriquecimento de vocabulário na língua inglesa sem afetar a pronúncia e a estrutura gramatical. No final do século XV se torna evidente que o inglês havia prevalecido, pois já havia substituído o francês e o latim como língua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de história
  • Trabalho de história
  • Trabalho de historia
  • História do Trabalho
  • MEU TRABALHO DE HISTORIA
  • Trabalho de Historia
  • Trabalho de Historia
  • Trabalho de historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!