Trabalho de história - a educação em angola.doc

Páginas: 33 (8021 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
CAP.I- CONCEITOS GERAIS

1.1-CONCEITO DE EDUCAÇÃO

No sentido mais amplo, educação é um processo de actuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa actuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objectivos colectivos. Para tal educação, devemos considerar o homem no plano físico e intelectual consciente das possibilidades elimitações, capaz de compreender e reflectir sobre a realidade do mundo que o cerca, devendo considerar seu papel de transformação social como uma sociedade que supere nos dias actuais a economia e a política, buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais
de cada um.

Segundo o dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física,intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”.

Paulo Freire nos diz que “a educação tem carácter permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educandos. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos”. Afirmação tão coerente nos faz reflectir sobre o processo educativo contínuo, como base de umaconstante busca pela melhoria da qualidade da formação docente e discente.

A acção educativa implica um conceito de homem e de mundo concomitante, é preciso não apenas estar no mundo e sim estar aberto ao mundo. Captar e compreender as finalidades deste a fim de transformá-lo, responder não só aos estímulos e sim aos desafios que este nos propõe. Não posso querer transmitir conhecimento, poiseste já existe, posso orientar tal indivíduo a buscar esse conhecimento existente, estimular a descobrir suas afinidades em determinadas áreas. A educação não tem uma fórmula pronta a seguir, a fórmula é criada, desvendada a cada passo em que estimulamos os nossos educandos, estes por sua vez têm seus conhecimentos prévios que devemos levar em consideração para acrescentar nessa “fórmula” doeducar, inserir a história da comunidade no currículo da escola para que estas se incluam na educação trazendo assim motivação necessária ao processo de Ensino-Aprendizagem.

“Educação é um processo contínuo que orienta e conduz o indivíduo a novas descobertas a fim de tomar suas próprias decisões, dentro de suas capacidades”.










1.2-ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM ANGOLAApesar de os portugueses terem encontrado povos sem escrita é de um reducionismo arcaico pensar que os povos que habitavam em Angola não praticavam a educação. Também não corresponde a uma verdade histórica afirmar que a educação nesta parte do continente começou com o processo colonial, como afirma Martins dos Santos no seu livro História da Educação em Angola. É sim, importante realçar que oEnsino Escolar, tal como é concebido cientificamente, surgiu em Angola, assim como em muitos outros países do continente africano, durante a presença colonial europeia, uma vez que a educação desenvolvida pelos africanos antes da presença colonial, em várias regiões de África, baseava-se num quadro não formal. A educação não formal (educação informal), foi utilizada durante muitos anos na Áfricapré-colonial como um sistema de ensino ligado ao modo de vida das populações para a sua sobrevivência.




























CAP.II- EDUCAÇÃO EM ANGOLA NOS TRÊS PERÍODOS

2.1-A EDUCAÇÃO EM ANGOLA NO PERÍODO PRÉ-COLONIAL


Antes da entrada dos colonialistas em Angola, a educação angolana era do tipo natural, uma educação de sobrevivência, de acordo com o meioem que viviam.
Este tipo de educação estava virado para a transmissão de geração em geração, os contos, os valores culturais e as próprias experiências de vida através da tradição oral. Em suma dizer que, a transmissão de valores de uma geração para outra é uma forma de existência dos povos, pois, uma das tarefas fundamentais de todas as sociedades humanas organizadas é a transmissão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de historia da educaçao
  • trabalho de Historia da Educação
  • Trabalho do IFES de História da Educação
  • trabalho de historia da educacao
  • TRABALHO SOBRE HISTORIA DA EDUCAÇÃO
  • TRABALHO HISTORIA DA EDUCACAO
  • HISTÓRIA DO TRABALHO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
  • TRABALHO SOBRE HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!