Trabalho de história ticiano

Páginas: 5 (1013 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Centro Educacional La Salle
Ensino Fundamental 7º ano

MOVIMENTOS RELIGIOSOS
Calvinismo, Anglicana e Contra-Reforma

Manaus
2012

MOVIMENTOS RELIGIOSOS
Calvinismo, Anglicana e Contra-Reforma

Trabalho de História.Movimento Religioso: Calvinismo, Anglicano e Contra-Reforma requisitado pelo Professor Girberlan.Orientador: Girberlan

Manaus
2012





Sumário

Introdução:...................................................................................................1
Biografia: ......................................................................................................2
Estilo e principais características de suas obras:....................................3
Principais obras:..........................................................................................4
Conclusão:..................................................................................................5
Referências: ................................................................................................6

INTRODUÇÃO

O Renascimento cultural foi um movimento artístico-intelectual que, a partir do séc. XV, recusou o pensamento religioso medieval, colocando o ser humano no centro de todos os interesses. O Renascimento foi marcado peloretorno aos valores da antiguidade clássica greco-romana.
Os renascentistas faziam críticas ao período medieval, dominado pelos valores culturais e religiosos da Igreja. Assim, para eles, a Idade Média foi um período de pouco avanço cultural, que ficava entre a Antiguidade e a Modernidade. Modernidade era a forma como denominavam o período em que viviam. Assim, a Modernidade foi caracterizadacomo uma época de progresso intelectual, na qual se fazia renascer a cultura clássica greco-romana. Daí a origem do termo Renascimento.
O Renascimento Cultural foi um movimento com características próprias. Uma delas foi o retorno à cultura greco-romana, pois os renascentistas achavam que gregos e romanos tinham um conhecimento mais amplo da vida. Outra característica foi o humanismo, ouantropocentrismo, pois o homem passou a ser o centro de todas as atenções – até então situado nas coisas divinas.
Além disso, foi caracterizado pelo hedonismo e o individualismo, considerando a grande preocupação dos renascentistas com o prazer e a liberdade do indivíduo. Foi marcado também pelo racionalismo, uma vez que os renascentistas passaram a adotar métodos experimentais e de observação danatureza. Vale ressaltar que estas características faziam um contraponto aos valores medievais, marcado, geralmente, pelo teocentrismo, pela negação dos desejos humanos e pelo conhecimento marcado pela fé.
A Itália foi o berço do Renascimento cultural. Um dos motivos foi o fato da Itália ter sido herdeira direta do Império Romano. Assim, havia um contato constante com resquícios da cultura romana.Além disso, o forte desenvolvimento econômico das cidades italianas possibilitou que os comerciantes financiassem os artistas.
O período de maior produção renascentista, na Itália, foi de 1450 a 1550. No restante da Europa, ele ocorreu durante todo o século XVI. Os pensadores, escritores do Renascimento eram conhecidos como humanistas, ou seja, grandes conhecedores da cultura clássica. Boa partedestes representantes do Renascimento se destacou na Itália, especialmente na pintura e na escultura. Outros, tiveram destaque fora da Itália, principalmente na literatura e na filosofia.

BIOGRAFIA DO RENASCENTISTA TICIANO VECELLIO

Ticiano Vecellio foi um importante pintor italiano do século XV. É considerado um dos maiores representantes da Escola de Veneza do Renascimento Italiano. ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Direito Do Trabalho Ticiano
  • TRABALHO HISTÓRIA
  • Ticiano
  • trabalho de história
  • Trabalho de história
  • Trabalho de historia
  • História do Trabalho
  • MEU TRABALHO DE HISTORIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!