Trabalho De HESP1

Páginas: 4 (772 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
Trabalho de História Econômica Social e Política

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Aluno: João Pedro Dutra Henrique da Silva
Professor: Celso Thompson

O autor, Léon Bloch, do livro LutasSociais na Roma Antiga, procura entender o processo de decadência da vida em Roma, tentando assim abstrair sobre as origens da crise e de que maneira este processo se deu de fato, sobre a esferapolitica, econômica e social.
Logo no primeiro capitulo, o autor nos revela os atores da trama selecionada; Patrícios e Plebeus. Grupos de interesses antagonistas no período recorrente à crise, que antescompartilharam de igualdade plena enquanto povos itálicos livres. Porém, conforme a ocupação e administração da sociedade vão se tornando complexas, à medida que a população crescia e a proporção doterritório ocupado aumentava, surgem condições que viabilizam que um segmento da sociedade se diferenciasse – os Patrícios, do resto – os Plebeus.
Diferenciação que se deu de fato, através da funçãoque os Patrícios exerciam na sociedade- conselheiros e senadores- títulos que a monarquia havia lhe confiado, e meio por onde pilhavam do estado. A pilhagem era feita pelo âmbito jurídico, onde ospatrícios promulgavam legislações que buscavam benefícios particulares no âmbito econômico e politico, principalmente sobre a terra. Essa prática constante, que até o momento em que se torna vulgar,se desdobra em insatisfação por parte dos Plebeus, que são entendidos como o resto da população, ocupados principalmente pelos trabalhos de caráter físico (em contraste do trabalho exercido pelosPatrícios – de caráter intelectual/burocrático). E a partir do momento em que essa diferenciação se consolida na sociedade e o fato é tomado como conhecimento por grande maioria desta, se configura o“ringue” para as anunciadas lutas de classes romanas.
A manobra que resultou no fim da monarquia é desconhecido, mas até onde se sabe o rei já havia tido seu poder gradualmente limitado e os patres já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos trabalhos trabalhos
  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!