trabalho de hardware GDDR novow

1179 palavras 5 páginas
MEMÓRIA GDDR

André Luiz Wolff Shaiene Sara Zermiani andrewolffluiz@gmail.com shaiene_sara@outlook.com
Fundamentos de Hardware – Profº. Dr. Rafael Andrade

Resumo GDDR (Graphics Double Data Rate) é a memória da placa de vídeo, e é um tipo de memória Ram. Existem vários tipos de GDDRs, e todas elas são diferentes umas das outras, mas são do mesmo padrão. A memória DDR é diferente da GDDR pois estas possuem características principais, voltagens e especificações distintas. O GPU, que é o controlador de memória integrado no processador gráfico, sempre usará vários canais de 32 bitis divididos em chips, que se resume ao número de bits divididos por 32 (exemplo: 256 bits divididos por 32 bits = 8 chips).

Palavras-chave: GDDR. Placa de vídeo. Memórias Ram

1. Introdução A placa de vídeo é um componente responsável por transformar informações digitais feitas pelo processador a partir de programas em formato que será usado pelo monitor de vídeo para que o usuário possa ver essas informações. A memória de vídeo é onde o conteúdo do que está presente na tela está armazenado. O valor de cada pixel da tela é armazenado em um local da memória de vídeo, e a quantidade de memória de vídeo indispensável para armazenar o conteúdo da tela pode ser facilmente calculada, multiplicando-se o número de pixels existentes na tela pelo número de bits necessário para armazenar a informação de cor de cada bit. A GDDR é uma memória feita exclusivamente para o uso em placas de vídeo, e ela é parecida coma memória Ram.

2. GDDR

Figura 1- Placa de vídeo com os módulos de memória destacados.

Fonte da imagem: http://www.tecmundo.com.br/memoria/10782-quais-sao-as-diferencas-entre-ddr-e-gddr-.htm

A Figura 1 mostra os chips de memória GDDR destacados em uma placa de vídeo.
Segundo Gabriel Torres, em 2005, “Até recentemente a memória de vídeo usava exatamente a mesma tecnologia da memória Ram que é instalada na placa-mãe.” Porque as placas de vídeo de alto desempenho

Relacionados