TRABALHO DE GRADUA O 2

Páginas: 39 (9677 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
O ENSINO JESUÍTICO NO PERÍODO QUINHENTISTA
A Ratio Studiorum


José Marcos de Santana
Prof. Margarida Maria Figueiredo Bragança
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Filosofia (Filo 043) – Trabalho de Graduação
01/03/2015
RESUMO
O trabalho investiga os métodos de ensino utilizados pelos jesuítas no período quinhentista brasileiro, logo após a igreja ter perdidoespaço, por conta da Reforma Protestante no século anterior. A Ratio Studiorum é esse método, que será revelado ao leitor, explicitando os aspectos obscuros do processo de ensino da época. Para aplicação do trabalho foi elaborado uma pesquisa bibliográfica, onde se dispôs de materiais já publicados, como livros e revistas encontrados no acervo de algumas bibliotecas, assim como em arquivos da internet.Foi feito o esclarecimento do processo pedagógico, e de forma minuciosa, foram descritas a organização e execução na Companhia de Jesus. Ordem religiosa que desenvolveu seu estilo internacional de educar, por quase dois séculos, com incontestável zelo, amor, responsabilidade e trabalho árduo.


Palavras-chave: Ratio Studiorum. Educação. Religiosidade.

1 INTRODUÇÃO



Este trabalho diz respeitoaos métodos pedagógicos utilizados pelos jesuítas no período colonial brasileiro. Não se pretende relacionar todos os aspectos descritos na Ratio Studiorum (Ratio = ordem e Studiorum = estudos), porém, levar ao leitor os pontos de maior relevância. O tema a ser abordado é: “O ensino jesuítico, no período quinhentista”. Esse tema está contido na área de concentração, Ensino e a Aprendizagem daFilosofia.

Pode-se justificar essa pesquisa pelo fato do elevado grau de desconhecimento do meio acadêmico das vivências pedagógicas jesuíticas no período colonial, e que decorre na atualidade. O objetivo é transmitir e esclarecer ao leitor aspectos obscuros do ensino jesuítico, e levá-lo à reflexão desses aspectos nos dias atuais. Foi usado uma metodologia qualitativa, descritiva, bibliográficano intuito de gerar novos e úteis saberes.


Mas, o que se entende como Ratio Studiorum? É um conjunto de normas colhidas no cotidiano do colégio romano, que visam instruir todo o corpo pedagógico, assim como os discentes.

Nos tópicos subsequentes serão encontrados: 2 Contextualização histórica; 2.1 Religiosidade e educação no período quinhentista; 2.2 A igreja católica e sua relação com oestado no período colonial; 2.3 A igreja católica e o estado no Brasil império; 2.4 A igreja e o estado após a proclamação da república; 2.4.1 Período liberal; 2.4.2 Período populista; 2.4.3 Igreja popular (1964 a 1990); 3 A COMPANHIA DE JESUS; 3.1 Pombal e a reforma na educação; 4 A RATIO STUDIORUM; 4.1 A gênese da ratio; 4.2 Compêndio da ratio studiorum proposto por Farrell; 4.3 Os cursos da ratiostudiorum; 4.4 Curso de filosofia; 4.5 Professor de filosofia; 4.6 Salas de filosofia; 4.7 Metodologia da ratio; 5 MATERIAL E MÉTODOS; 6 RESULTADOS E DISCURSSÕES e por último serão apresentadas as 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS.

2. CONTEXTUALIZAÇÕES HISTÓRICAS

A Filosofia na Ratio Studiorum, assim como outra disciplina qualquer da época, necessita de cuidados investigatórios, pois, proporciona umainterpretação valiosíssima para o entendimento do cotidiano da sociedade nessa fase da história. A realidade das pessoas que lá viveram pode ser conhecida através dos seus costumes, rituais, trajes e comportamentos. São os vestígios e os sinais, que nos faz entender a vivência de um povo em um período histórico. Segundo Chatier (1988, p.37 apud CORRER, 2006) “A tarefa primeira do historiador, como oetnólogo, é, portanto, reencontrar essas representações antigas, na sua irredutível especificidade [...]”.

2.1 RELIGIOSIDADES E EDUCAÇÃO NO PERÍODO QUINHENTISTA

O período denominado quinhentista iniciou-se no século XVI. Os jesuítas trazem suas tradições católicas para a colônia brasileira em 1549, liderada pelo padre Manoel de Nóbrega. Todavia, talvez o mais expressivo tenha sido o Padre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE GRADUA O DEISELUNA
  • Trabalho De Gradua O De Arquitetura
  • TRABALHO FINAL DE GRADUA O
  • Trabalho Interdisciplinar De Gradua O
  • TRABALHO POS GRADUA O
  • Trabalho Da P S Gradua O
  • Partes que comp em um trabalho de gradua o
  • Trabalho de Gradua o GTI Dez

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!