trabalho de graduação

Páginas: 5 (1232 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Palestra discute importância do catador na nova política de resíduos sólidos
O Brasil é o campeão mundial de reciclagem de latas de alumínio e grande parte da coleta do material é realizada pelos cerca de um milhão de catadores em todo o país
Membros da Cooperativa de Catadores de Materiais
Recicláveis da Terra Firme – CONCAVES
Catadores, associações e cooperativas de catadores de materialreciclável de Bragança, Abaetetuba, Cametá, Curuçá, Castanhal, Moju, Soure, Barcarena, Belém, entre outros, reuniram-se hoje no Ministério Público Federal para debater a situação do mercado de sucata de latas de alumínio no Brasil, assim como os aspectos econômicos, sociais e ambientais relacionados à reciclagem desse material à luz da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Aspalestras fazem parte do Ciclo de Debates Abralatas 2011 que tem como tema a “Erradicação da pobreza na Economia Verde”.
 A manhã foi dividida em dois momentos. Primeiro, os catadores acompanharam a mesa redonda “Política Nacional de Resíduos Sólidos – desafio da logística reversa”, com a participação do Presidente do Compromisso Empresarial para a Reciclagem – Cempre, Victor Bicca; o Coordenador daComissão de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, Hênio de Nicola e Severino Lima Júnior, membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. As palestra foram seguidas de um debate sobre “A visão pública nacional de resíduos sólidos”, onde questões como a transparência e a participação dos catadores na elaboração do plano estadual de resíduos sólidos foramlevantadas.
O Brasil é o  4º país que mais recicla alumínio no mundo e é o campeão mundial de reciclagem de latas de alumínio, reciclando cerca de 98,2%. Segundo Hênio de Nicola, Coordenador da Comissão de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, quando uma lata é reciclada, polui-se 19 vezes menos, menos minérios são explorados e ainda se gasta menos energia elétrica, o que torna areciclagem um grande colaborador da sustentabilidade. 
Para Jonas de Jesus, membro da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Terra Firme, CONCAVES, que ministrou palestra na parte da tarde sobre a importância dos catadores trabalharem coletivamente, organizados em cooperativas, espaços como esses são importantes para fomentar o debate e ainda prover a maior participação dos catadores napolítica de reciclagem, um segmento em geral excluído e ainda hoje marginalizado socialmente.

Palestra discute Política Nacional de Resíduos Sólidos

Catadores de 15 municípios do Pará se reúnem em Belém
para discutir reciclagem e sustentabilidade
Existem hoje no Brasil, de 800 mil a 1 milhão de catadores. Desses, 40 mil estão organizados em cerca de 700 cooperativas. Para Hênio de Nicola,Coordenador da Comissão de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, o desafio é ampliar este número. Segundo Severino Lima Júnior, membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, para que isso aconteça é necessário que se reconheça a importância desses ativistas ambientais, que se invista em ações de comunicação: “Espaços como o de hoje são fundamentais paraarticular mais fóruns de debates internos entre catadores, firmar parcerias e se unir”, afirma.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê o fim dos aterros sanitários a céu aberto até 2014 e segundo a procuradora de justiça, Maria da Graça Azevedo, representa a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental. Para que seja implementada, a lei obriga que fabricantes implantem sistemas para acoleta de suas embalagens – por meio de pontos de entrega voluntária (PEV) e, ainda, firmem parceira com cooperativas.


Gerenciamento de Resíduos

Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. (Lavoisier)
Consultoria para elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos gerados nos canteiros de obra. O plano prevê a gestão do processo produtivo, com a diminuição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho graduação
  • TRABALHOS GRADUAÇÃO
  • Trabalho de graduação
  • Trabalho de graduação
  • trabalho graduação
  • Trabalhos de graduaçao
  • Trabalho de Graduação
  • trabalho de graduação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!