Trabalho de gest o Marilda completo3

961 palavras 4 páginas
Histórico

A história das creches e pré-escolas no nosso país foi marcada pelas diferentes relações das crianças e suas classes sociais.
As crianças mais pobres foram vinculadas aos órgãos de assistência social em uma espécie de educação coletiva marcada pelo cuidado com o corpo, enquanto para as crianças bem nascidas outro modelo era desenvolvido comas práticas escolares voltadas para o desenvolvimento intelectual.

Em 1959 a Declaração dos Direitos Humanos foi criada, mas somente em 1988 o Brasil adota uma batalha as práticas do Estatuto da Criança e do Adolescente ( lei 8.069/90) subentendendo como um "favor" prestado as classes menos favorecidas, ainda assim fazendo-se um direito á todas as crianças independente do seu grau social. Dessa forma passa a ser dever do Estado o cuidado com a educação infantil. Uma batalha árdua ganha pelos diversos movimentos sociais, principalmente pelos profissionais da educação.

A lei 9.394/96 ( Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) faz com que as creches junto às pré-escolas se unissem em uma etapa da educação básica, capacitando cada vez mais profissionais e pluralizando os métodos pedagógicos.
Nesse mesmo período o Plano Nacional de Educação (PNE) lei 10.172/2001 estabelece metas decenais para que em 2011 muito mais crianças pudessem ter acesso a Educação infantil.

Desde então uma verdadeira comoção nacional de diversos órgãos e instituições vêm discutindo textos e propostas para melhorias na pré-escola direcionadas aos profissionais da área, cuidando para não antecipar o aprendizado do ensino fundamental. Assim as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil foram elaborados para orientar as propostas pedagógicas, cada vez mais necessárias, para que o professor tenha conhecimento prático e teórico no trato com as crianças; uma vez que corre no congresso nacional uma proposta onde torna obrigatória a educação básica.

Mérito
A revisão e atualização das Diretrizes Curriculares na

Relacionados