Trabalho de gestão

Páginas: 8 (1980 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
(Material pertencente à publicação: OSM uma visão contemporânea – Academia Pearson)

O que é OSM?
A ideia de organização, sistemas e métodos (OSM) é vital no mundo dos negócios. Nas empresas, o departamento de OSM costuma ser responsável por organizar e aperfeiçoar os processos organizacionais. Essa afirmação coincide com o que ensina o professore conhecido autor Idalberto Chiavenato (2010, p. 4), para quem OSM (que ele prefere denominar SO&M, ou sistemas, organização & métodos) é “a disciplina ou especialidade que trata da definição e do arranjo das principais características de todos os processos nas organizações”.




Uma visão estratégica de organização, sistemas e métodos em uma empresa ajuda a promover, por exemplo, a escolhade procedimentos mais eficientes, o que evita o desperdício de tempo, material e esforço.
De acordo com o professor Luiz Carlos D’Ascenção (2007), a “febre” da eficiência só ganhou espaço no Brasil a partir de 1968, quando teve início um conjunto de transformações econômicas.

Aos poucos, os processos empresariais eram submetidos a revisões radicais, a fim de torná-los mais simples e eficazes.O objetivo dessas mudanças era evitar os desperdícios e reduzir os custos — uma combinação indispensável para a inserção competitiva em um mercado voraz.
Outro aspecto importante da transformação empresarial diz respeito ao treinamento da mão de obra. Como os funcionários são responsáveis pela execução das tarefas, é imprescindível que eles conheçam estratégias que favoreçam a simplificação eracionalização dos processos.
Por conta da crescente procura por estratégias de controle e aperfeiçoamento, os analistas de OSM ganharam espaço e prestígio no mercado de trabalho.

Os investimentos em processamento de dados atingiam somas cada vez mais vultosas, enquanto as questões organizacionais eram deixadas de lado. Novos equipamentos eram comprados na esperança de que a simplesinformatização tornasse os processos mais eficientes. Na verdade, muitas vezes, a utilização desorganizada da tecnologia provocou alguns problemas:
compra de equipamentos de informática sem estudos prévios sobre a necessidade da empresa;
informatização de processos desorganizados.
Apesar de suas limitações, os avanços da tecnologia da informação foram bem-vindos em diversos segmentos empresariais eajudaram a agilizar os processos. Mesmo assim, os analistas de OSM não perderam seu papel.

O papel de OSM na era da informática
A “epidemia” de informatização alastrou-se no meio empresarial, o que quase levou o cargo de analista de OSM à extinção.
A solução encontrada pelos profissionais de OSM para retomar seu espaço foi reformar o departamento, adaptando-o às novas circunstâncias.Para que serve?
O departamento de OSM deve procurar os melhores moldes para o fluxo dos processos empresariais, privilegiando sempre a eficiência e a simplificação. Em geral, quatro objetivos principais orientam as tarefas do setor, como ilustra a Figura 1.2.


Ao analisarmos as atribuições do departamento de OSM é possível identificar as cinco frentes de atuação desse departamento, apresentadasna Figura 1.3.


Profissões e perfil necessário
De acordo com D’Ascenção (2007), as tarefas ligadas ao estudo, reorganização e informatização dos processos empresariais exigem o trabalho integrado de dois tipos diferentes de profissionais:
analista de sistemas – expert na área de informática, graduado em Ciência da informação, Análise de sistemas e áreas afins.
analista de OSM – suaespecialidade está ligada às técnicas de otimização dos processos. Graduado em Administração ou Economia.

Processos empresariais
Para o professor Michael Hammer e o administrador James Champy (1994), um processo é composto por uma sequência de atividades ordenadas de forma lógica, cujo objetivo é produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo de clientes.
Já o professor José...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Gestão
  • trabalho Gestão
  • trabalho de gestão
  • trabalho gestao
  • TRABALHO GESTAO
  • Trabalho de Gestão
  • Trabalho Gestão
  • Trabalho de gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!