Trabalho de gernciamento de projeto em biodiversidade

596 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina
Gerenciamento de Projetos em Meio Ambiente

Belo Horizonte
2012

Dayse Rosaly Batista Costa

Análise crítica de projeto que esteja em consonância com a Política Nacional da Biodiversidade.

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Gerenciamento de projetos para obtenção de avaliação.

Belo Horizonte
2012

Trabalho final

Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari

Com o objetivo de recuperar áreas que já sofreram algum tipo de interferência do homem e restaurar os processos ecológicos através do resgate da diversidade vegetal, bem como seqüestrar e neutralizar os gases que provocam o efeito estufa foi desenvolvido e está sendo executado pela ONG ORÉADES - Núcleo de Geoprocessamanto o "Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari".
Localizado no entorno dos Parques Estadual das Nascentes do rio Taquari (PENT) e Nacional das Emas (PNE), na regiões sudoeste de Goiás até o centro-norte do Mato Grosso do Sul, a ONG pretende, com este projeto, promover o reflorestamento de 588,9 hectares de áreas degradadas com espécies nativas do cerrado, removendo assim cerca de 206.114 toneladas de CO2 da atmosfera.
Combinando a recuperação e conservação das referidas áreas com o compromisso social nas comunidades envolvidas, o projeto traz a região a possibilidade de desenvolvimento, gerando renda para as comunidades de forma sustentável.
O projeto inclui três assentamentos rurais onde moram 51 famílias de pequenos agricultores e espera-se que as famílias assentadas aumentem suas rendas através de produção e comercialização de mudas durante o reflorestamento. Além da comercialização das mudas, as famílias poderão, com apoio do projeto, recuperar ou enriquecer suas propriedades com espécies nativas do Cerrado que já possuem valor econômico e

Relacionados