TRABALHO DE GEOFGRAFIA Bacia Do Paran

784 palavras 4 páginas
TRABALHO DE GEOGRAFIA – BACIA DO PARANÁ
SLIDE 1: A Bacia Geológica do Paraná é uma bacia sedimentar situada na porção centro-leste da América do Sul. Sua área abrange, principalmente, o centro-sul do Brasil, desde o estado do Mato Grosso até o estado do Rio Grande do Sul, e abrange também o nordeste da Argentina, a porção leste do Paraguai e o norte do Uruguai. A bacia possui uma área de cerca de 1,5 milhão de km².
(Desenvolveu-se durante parte das eras Paleozóica e Mesozóica, e seu registro sedimentar compreende rochas formadas do PeríodoOrdoviciano ao Cretáceo, abrangendo um intervalo de tempo entre 460 e 65 milhões de anos atrás.)
SLIDE 2:
-relevo: é uma depressão ovalada, com o eixo maior quase norte-sul, e possui uma área de cerca de 1,5 milãos de Km². | Seus rios são tipicamente de planalto, o que dificulta muito a navegação, que se tornará mais fácil com a navegação que se tornará mais fácil com a utilização das eclusas construídas com a instalação das usinas hidrelétricas.
-clima: Na Bacia do Alto Paraná o clima é quente e úmido; no verão há muitas chuvas.
-vegetação: Mata Atlântica, cerrado e Mata de Araucária, que foram fortemente desmatadas ao longo da ocupação;
-uso – social econômico: O surgimento da margem oriental da Bacia do Paraná gerou um relevo bastante acidentado na mesma. Este fato, aliado ao grande volume d’agua, tanto do Rio Paraná, quanto de diversos afluentes, criou um enorme potencial hidrelétrico que é usado pelo Brasil, Paraguai e Argentina. Atualmente existem dezoito usinas hidrelétricas assentadas sobre as rochas da Bacia do Paraná com potência instalada acima de 1.000 MW.
-Possui o maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil, merecendo destaque grandes usinas, como a de Itaipu, Jupiá e Ilha Solteira, no rio Paraná; Ibitinda, Barra Bonita e Bariri no rio Tietê; Cachoeira Dourada, Itumbiara e São Simão, no rio Paranaíba; Furnas, Jaguara, Marimbondo e Itutinga, no Rio Grande; e ainda Jurumirim, Xavantes e Capivara, no rio

Relacionados