Trabalho de Gabriela Gerenciamento de Crise

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Gerenciamento de Crise: Como preparar a sua empresa para momentos de crise
15 abril 2014 / ABC do Financiamento / 0 Comentários

Gerenciamento de Crise: Como preparar a sua empresa para momentos de crise
O que fazer quando a sua empresa se vê dentro de uma crise financeira? Aqui está uma maneira prática de lidar com a situação
Infelizmente, o sucesso presente de uma empresa não garante o seusucesso futuro. Isso significa que, mesmo que a sua empresa tenha liquidez e esteja crescendo, ela não está a salvo de uma crise.
Seja esta crise um problema financeiro interno, por falta de pagamento de clientes, ou um problema global, como uma crise financeira que vira e mexe abala a economia de países e empresas, um administrador precisa saber o que fazer nesse cenário.
Como podemos ver, nemsempre a gestão da empresa é responsável pelos problemas e desafios que ela enfrenta.
Na crise de 2008, por exemplo, enquanto alguns segmentos não foram afetados, outros tiveram uma forte queda de desempenho: principalmente aquelas empresas que vendem diretamente para a indústria.
Essa mesma crise que, para alguns por aqui não passou de uma marolinha, causou grande impacto à economia norte-americana.Por lá, as famílias, endividadas e com perdas patrimoniais substancias em decorrência da desvalorização dos preços dos imóveis e do derretimento das bolsas de valores, frearam o consumo.
Os bancos que investiram em ativos atrelados às hipotecas tiveram perdas bilionárias. Os empresários, em um ambiente tão incerto, recuaram em seus investimentos. O desemprego alcançou um nível bastante elevado.
Emuma situação tão grave, o governo americano foi obrigado a estatizar bancos e seguradoras com o intuito de conter a crise de confiança generalizada.
A taxa de juros foi levada para um patamar próximo de zero com a finalidade de estimular o consumo e os investimentos produtivos.
Isso transformou a crise do subprime em uma bola de neve que impactou pequenas, médias, grandes empresas e multinacionaisseculares que, pela primeira vez em sua história precisaram lidar com uma situação delicada desse tipo.
Em momentos como esse é muito bom saber o que não fazer e assim evitar prejuízos ainda maiores. Aqui temos 10 coisas a serem evitadas quando a crise bate à porta.
#1. Não negue o impacto da crise
Mesmo se a sua empresa pareça não estar sendo afetada pela crise financeira, fique atento. Aindaque a crise passe apenas por áreas secundárias do negócio, é provável que ela atinja a sua empresa.
#2. Não exagere na cautela
Mantenha as contas a curto e médio prazo na ponta do lápis. É importante acompanhar cada passo do mercado e das finanças da empresa para saber a real necessidade de tomar determinadas medidas.
#3. Descuidar da comunicação
Em momentos de crise é especialmente importanteadministrar adequadamente a comunicação da empresa, seja com clientes, fornecedores ou funcionários.
É imprescindível manter as pessoas informadas sobre os fatos que afetam a empresa, bem como sobre as medidas que estão sendo tomadas.
Só assim consegue-se neutralizar os impactos negativos de rumores e informações imprecisas.
#4. Não ponderar os custos de cada cenário
É importante estimar situações demáximo e mínimo risco, a fim de prever as possíveis ações que serão necessárias em cada uma delas. Saiba como fazer o gerenciamento de crise.
#5. Endividar-se
É preciso ajustar os gastos com os ganhos previstos pela empresa e esforçar-se para cumprir as metas para realizar o gerenciamento de crise.
Amargar prejuízo em períodos de crise pode fazer com que a empresa afunde mais facilmente. Concentreseus esforços em conseguir os financiamentos ou refinanciamentos necessários para alcançar o equilíbrio do negócio.
#6. Não descuide das decisões
Frente à tanta incerteza, muitas decisões delegadas anteriormente ou automatizadas devem ser reexaminadas e, talvez, centralizadas novamente.
#7. Não continue com projetos sem reavaliá-los
Reconsidere os projetos previstos ou em andamento e congele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO A ORIGEM DO GERENCIAMENTO DE CRISE NO BRASIL
  • Trabalho de gerenciamento crises e prevenção de perdas
  • Gerenciamento de Crise
  • Gerenciamento de crises.
  • GERENCIAMENTO DE CRISES
  • Gerenciamento de Crise
  • GERENCIAMENTO DE CRISE
  • gerenciamento de crise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!