Trabalho de Fúsica: Ondas

791 palavras 4 páginas
Em diversas situações de nosso cotidiano, podemos perce¬ber fenômenos relacionados às ondas. Percebemos a importân¬cia do conceito de onda quando, por exemplo, pensamos no funcionamento de um forno de microondas; descobriram-se propriedades envolvidas em coisas simples, por exemplo, como se dá a sintonia de uma estação de rádio ou TV.
Tendo em vista a aplicabilidade da física no dia-a-dia das pessoas é notável o quão importante foi, e ainda é, o estudo dos fenômenos oscilatórios, neste caso, das ondas. Elas desempenham um papel fundamental na vida das pessoas no que tange o entendimento dos fenômenos físicos e até mesmo no desenvolvimento de novos produtos. Pôde-se concluir que a mecânica ondulatória apareceu justamente para investigar e aprimorar o conhecimento humano nesta importante subárea da física. É a parte da física que estuda as ondas de um modo geral, preocupando-se com suas formas de produção, propagação e absorção, além de suas propriedades. Foi compreendido também que apesar de existirem ondas de origem e natureza diversas (luz é onda eletromagnética ao passo que o som é onda mecânica), todas elas possuem algo em comum: são energias propagando-se por um meio, que não é transportado nessa propagação. Em diversas situações de nosso cotidiano, podemos perce¬ber fenômenos relacionados às ondas. Percebemos a importân¬cia do conceito de onda quando, por exemplo, pensamos no funcionamento de um forno de microondas; descobriram-se propriedades envolvidas em coisas simples, por exemplo, como se dá a sintonia de uma estação de rádio ou TV.

2.5.2. Polarização

Considerando inicialmente a luz produzida no Sol. Devido ao fato das fontes terem um grande número de irradiadores de ondas, as ondas são formadas por diversos planos de polarização espalhados em todos os ângulos possíveis. Estas ondas são chamadas de ondas naturais ou não polarizadas. Em contrapartida, diz-se que uma onda está polarizada quando oscila num só plano de vibração, chamado

Relacionados

  • Tecnologia Celular
    9790 palavras | 40 páginas
  • Para que a panlexia?
    32332 palavras | 130 páginas