Trabalho de fundição com molde permanente

Páginas: 6 (1363 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE PAULISTA
FABRICAÇÃO MECÂNICA

FÁBIO NASCIMENTO SOUSA – RA: A12567-1 – TURMA: EA5P12
WILLIAM DA SILVA RIBEIRO – RA: 318955-4 – TURMA: EA5P12
LEONARDO ALMEIDA ANTUNES – RA: A60359-0 – TURMA:

FUNDIÇÃO EM MOLDE PERMANENTE

Campinas
2011
1. FUNDIÇÃO EM MOLDE METÁLICO OU MOLDE PERMANENTE
Denomina-se fundição em molde permanente a qualquer processo de fundição em que o metallíquido é vertido em molde, geralmente metálico, que possa ser utilizado um grande número de vezes, sendo por isso denominado permanente, ao contrário de outros processos como areia e shell, onde o molde é usado uma única vez.
Existem dois processos básicos para a fundição em moldes permanentes: por gravidade e sob pressão.
Ao lado de todas as vantagens que a areia apresenta na confecção demoldes, existem sempre os problemas comuns à sua utilização para a fundição: quebras ou deformações dos moldes, inclusão de grãos de areia na peça fundida, problemas com os materiais aglomerantes e com as misturas de areia, e assim por diante.
Usar um molde permanente significa que não é necessário produzir um novo molde a cada peça que se vai fundir. A vida útil de um molde metálico permite afundição de até 100 mil peças.
A utilização dos moldes metálicos está restrita aos metais com temperaturas de fusão mais baixas do que o aço. Esses metais são representados pelas ligas com chumbo, zinco, alumínio, magnésio, certos bronzes e, excepcionalmente, o ferro fundido. O motivo dessa restrição é que as altas temperaturas necessárias à fusão do aço, por exemplo, danificariam os moldes de metal.Os moldes permanentes são feitos de aço ou ferro fundido ligado, resistentes ao calor e às repetidas mudanças de temperatura. Moldes feitos de bronze podem ser usados para fundir estanho, chumbo e zinco.
Os produtos típicos da fundição em moldes permanentes são: bases de máquinas, blocos de cilindros de compressores, cabeçotes, bielas, pistões e cabeçotes de cilindros de motores de automóveis,coletores de admissão.
Esses produtos, se comparados a peças fundidas em moldes de areia, apresentam maior uniformidade, melhor acabamento de superfície, tolerâncias dimensionais mais estreitas e melhores propriedades mecânicas.
Por outro lado, além de seu emprego estar limitado a peças de tamanho pequeno e produção em grandes quantidades, os moldes permanentes nem sempre se adaptam a todas asligas metálicas e são mais usados para a fabricação de peças de formatos mais simples, porque uma peça de formas complicadas dificulta não só o projeto do molde, mas também a extração da peça após o processo de fundição.
Para fundir peças em moldes metálicos permanentes, pode-se vazar o metal por gravidade.

1.1. FUNDIÇÃO EM MOLDE PERMANENTE ALIMENTADO POR GRAVIDADE (Fundição em Coquilha)

Nesteprocesso o molde metálico é cheio unicamente pela ação da gravidade. Neste caso geralmente a matriz (molde) é aberta e fechada manualmente, sendo passível, entretanto, de mecanização. O molde consiste em duas ou mais partes unidas por meio de grampos para receber o metal líquido. Isso pode ser feito manualmente.



A montagem dos moldes também pode ser feita por meio de dispositivosmecânicos movidos por conjuntos hidráulicos, que comandam o ciclo de abertura e fechamento dos moldes. Tanto os moldes quanto os machos são cobertos com uma pasta adesiva rala feita de material refratário cuja função, além de proteger os moldes, é impedir que as peças grudem neles, facilitando a desmoldagem.

1.1.1. APLICAÇÕES E VANTAGENS

Atualmente a fundição em coquilha é amplamente usada parametais não ferrosos (chumbo, zinco, alumínio, magnésio, estanho, cobre e suas ligas) e, em menor intensidade, para ferro fundido. O tamanho das peça geralmente não ultrapassa 25 Kgf, podendo no entanto atingir até cerca de 200 Kgf.
As peças obtidas nos moldes metálicos têm uma estrutura de grão fino e propriedades mecânicas elevadas, mas devido ao resfriamento rápido surgem tensões nas camadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundiçao de moldes permanentes
  • Fundição Molde Permanente
  • Fundiçao em molde permanente
  • Trabalho molde para fundição de aluminio
  • molde permanente
  • Molde permanente
  • FUNDIÇÃO EM MOLDES
  • Moldes permanentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!