Trabalho de fundamentos de economia

Páginas: 15 (3640 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
1) Absolutismo
O absolutismo foi um sistema político e administrativo na época do Antigo regime (séculos XVI ao XVIII ) que foram mais encontrados nos países Europa. Ao final da idade média que ocorreu nos séculos XIV e XV, os reis da época acumularam em suas mãos uma forte centralização política. Esse processo foi contribuído pela burguesia comercial porque esta se interessava um governo quefosse forte e que tivesse a capacidade de organização da sociedade. Os burgueses apoiaram os reis politicamente e financeiramente tendo em troca um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos e melhorando a segurança dentro de seus reinos. Nesta época os reis eram ditadores, porque eles tinham praticamente todos os poderes. Eram eles que criavam as leis sem autorização ouaprovação política da sociedade, criava os impostos, taxas e obrigações de acordo com os seus interesses econômicos. Agia em assuntos religiosos como controlar o clero em algumas regiões. Os impostos e as taxas pagas mantiam todos os luxos e gastos da corte e vinha principalmente dos bolsos dos mais pobres que tinha pouco poder político para exigir ou negociar com o rei. Este usava força e a violência dosseus exércitos para reprimir, prender ou até mesmo matar qualquer pessoa que fosse contrario aos interesses ou leis definidas por ele.
Principais Reis deste período.

Henrique VIII - Dinastia Tudor : governou a Inglaterra no século XVII
Elizabeth I - Dinastia Stuart - rainha da Inglaterra no século XVII
Luis XIV - Dinastia dos Bourbons - conhecido como Rei Sol - governou a França entre 1643 e1715.
Fernando e Isabel - governaram a Espanha no século XVI.
Filósofos da época desenvolveram teorias e chegaram até mesmo a escrever livros que defendiam os reis.
Para Jacques Boussuet o rei era um representante de Deus na Terra, logo todos deveriam obedecer ao rei sem contesta-lo em suas atitudes. Nicolau Maquiavel escreveu “o Príncipe”, no qual ele defendia o poder dos reis, o governantepoderia fazer qualquer coisa em seu território para conseguir ordem já que este governava e tinha todo o poder em suas mãos. Maquiavel defendia também que o rei poderia utilizar da violência para atingir seus objetivos. Já Tomas Hobbes, pensador inglês, acreditava que o rei havia salvo a civilização da barbárie e então, através de um contrato social, a população deveria ceder ao Estado todos ospoderes.
O mercantilismo era uma prática econômica do absolutismo, o governo absolutista interferia na economia dos países, pois o seu objetivo principal era alcançar o máximo de riqueza possível acumulando-as. Quanto maior eram as suas riquezas, maior era o prestigio, poder e respeito do rei.



2) Fisiocratas
Também conhecidos como economistas iluministas defendiam que a economia pudessemovimentar-se de acordo com suas próprias leis, ou seja, liberdade econômica. A frase do economista Goumay explica esta ideia: “Deixai fazer, deixai passar, que o mundo anda por si mesmo”. Os pensadores iluministas que se ocupavam de questões econômicas deram origem a duas grandes correntes de pensamento. A primeira foi a fisiocracia, que teve nos séculos XVIII grande circulação. E a outra foi oliberalismo, uma teoria bem desenvolvida que até hoje os pensamentos econômicos contemporâneos são influenciados por este.
Os principais economistas do iluminismo
- Anne Robert Jacques Turgot – defensor do livre comércio e de medidas para racionalizar a economia.
- François Quesnay – um dos principais representantes da fisiocracia. Defensor da agricultura como principal fonte de riquezas de umanação e da retirada das barreiras estatais que dificultavam a produção e circulação de mercadorias.
- Vincent de Gournay – ao contrário de grande parte dos economistas iluministas, Gournay defendia a indústria como importante fonte de riqueza de uma nação. Defendia também a liberdade de comércio entre países (sem barreiras alfandegárias) e a liberdade de funcionamento de indústrias.
- Adam Smith...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho fundamentos da econômia.
  • Trabalho De Fundamentos Da Economia
  • Trabalho de fundamentos da economia
  • Trabalho Fundamentos de Economia
  • Fundamento de Economia
  • Fundamentos de economia
  • Fundamentos de economia
  • Fundamentos de economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!