Trabalho de Fsiologia - sistema cardiovascular

472 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA

ARIANE CHAGAS DE LIMA – C17HFA - 9

ESTUDO DIRIGIDO
FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

SANTOS
2015
1. Quais são as funções dos Eritrócitos e das Hemoglobinas?
Resposta: Eritrócitos é um componente celular do sangue, também designado por hemácia ou glóbulo vermelho. Tem a função de transportar oxigênio dos pulmões aos tecidos, mantendo a perfusão tissular adequada, e transportando CO2 dos tecidos aos pulmões.
A hemoglobina é uma proteína presente nos eritrócitos (hemácias), transporta oxigênio e participa do processo de transporte de nutrientes a todas as células do corpo, processo este, no qual o sangue leva os nutrientes e recolhe as substâncias secretadas pelas células, conduzindo-as, posteriormente, para fora do organismo.
2. Qual é a relação entre anemia e o funcionamento dos Eritrócitos e Hemoglobinas?
Resposta: A anemia é uma síndrome na qual a capacidade do sangue de transportar oxigênio para todos os órgãos do corpo está reduzida, seja pela redução de eritrócitos (hemácias ou Glóbulos vermelhos) seja pela redução de hemoglobina. E pode ser definida como uma condição em que ocorre diminuição: (MARTINS, 2001, p. 2) do tamanho ou número de eritrócitos do sangue; da quantidade de hemoglobina nos eritrócitos; do volume globular de células vermelhas.
3. Quais são as funções dos Leucócitos? O que ocorre com essas células em situações de infecções?
Resposta: Os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, são células presentes no sangue e produzidas na medula óssea e no tecido linfático. Tem a função de realizar a defesa do organismo contra agentes infecciosos (vírus, bactérias e substâncias alergênicas), este processo ocorre, pois os leucócitos possuem a capacidade de produzir anticorpos. Também são responsáveis pela limpeza do organismo, destruindo células mortas e restos de tecidos.
Quando há alguma infecção, o número de leucócitos no sangue pode aumentar desencadeando uma condição que

Relacionados

  • métodos contracetivos
    5112 palavras | 21 páginas
  • biotecnologia
    107555 palavras | 431 páginas