TRABALHO DE FORMAÇÃO DA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA

Páginas: 8 (1938 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS – UNIFEMM
Unidade Acadêmica de Ensino de Direito de Sete Lagoas - UEDI
Curso de Direito















ADAPTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA

TRABALHO DE FORMAÇÃO DA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA



CONCEITO DE PODER






WILIER DEIVSON FÉLIX











SETE LAGOAS
2013





SUMÁRIO


1- CONCEITO DE PODER.......................................................3
2- A DEMOCRACIA E O PODER INVISÍVEL......................4
3- O PODER CONSTITUINTE.................................................4
4- O PODER DISCRICIOÁRIO DO ESTADO........................5
5- PODER POLÍTICO E A SOCIEDADE.................................6
6- CONCLUSÃO ..........................................................................6
7-BIBLIOGRAFIA......................................................................7


1- Conceito de Poder


Podemos definir esta palavra de varias formas, onde podemos englobar em vários aspectos na nossa sociedade, tanto entre racionais como os irracionais a palavra poder da uma associação à força, a domínio, controle, ou seja, sobre tudo que se possa desejar e ter a capacidade de influenciaratravés da opinião daquele que detém o poder de ensejar e modificar uma relação de convívio e bem estar de um grupo.
O poder é um aspecto de potencial á aquele que obtém essa prerrogativa de exercer um controle maior sobre o outro, agindo de forma subalterna nesse sentido próprio. Se definirmos o conceito de poder com o que aprendemos nos livros as definições são muitas e variadas como, porexemplo: Estar capacitado, juntar condições para fazer o que se expressa ou faculdade para fazer alguma coisa; domínio ou influência que se tem sobre alguma coisa, possessão a que pertencia de uma coisa. força, capacidade, eficácia capacidade para provocar algum efeito, autorização para fazer alguma coisa devida, e a que se possui autoridade para executar algo.
Poder é uma atribuição que podemos viverisso claramente no mundo animal em que presenciamos algumas espécies se predominarem sobre as outras na luta da sobrevivência onde sua força agilidade e soberania se sobressaem dentre outras, ainda podemos observar que num mesma espécie dar-se para um o poder de comandar seu bando dando as qualificações de liderar da melhor maneira possível.
Sobretudo nos tempos de hoje onde vivemos em umasociedade cada vez mais dinâmica o poder e a democracia estabelece uma harmonia para que possam viver sempre em interesses que representam a maioria na sua coletividade urbana ou rural. Sendo assim o cidadão tem seu poder através do seu voto em eleger seus governantes para que venha a fazer uma democracia justa e uma política coesa através da representação em que são empossados na plenitude do poder emque lhes foram concedidos.
Cita Nobbio (p.22 1997) que a democracia nasceu de uma concepção individualista as sociedade, isto é, da concepção para a qual __contrariamente à concepção orgânica, dominante na idade média, segundo a qual o todo precedes às partes __ a sociedade ,qualquer forma de sociedade, e especialmente a sociedade política é um produto artificia da vontade dos indivíduos1.
Essaconcepção que traz Nobbio é uma individualidade que determinados grupos tendo em suas mãos o poder de influenciar e dominar, esta causando mudanças neste sistema democrático em que temos que estar sempre galgando por ele.
Em tempos de burocratização, corporativismo desenfreado e assembleísmo, nada mais difícil que fazer respeitar as regras do jogo democrático. Sendo assim em análises nadaotimistas o que podemos considerar uma democracia igualitária para todos, vem sendo substituída pelo poder das classes que se obstem a ter suas vantagens. Um poder que não vemos, mas podemos critica-los e colocarmos a evidência nas atitudes Ilícitas que ferem até os Direitos e Garantias Fundamentais elencadas na nossa Carta Magna.





2- A Democracia e o poder invisível


A nossa democracia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS DE FORMAÇÃO NO BRASIL.
  • Politica Contemporanea
  • Trabalho Formação Social,Economica e Politica do Brasil
  • Trabalho de formação economica e social e politica do brasil
  • A formação da economia mundial contemporanea
  • AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR
  • Os sentidos do trabalho e suas implicações na formação dos indivíduos inseridos nas organizações contemporâneas.
  • a formação da classe da idade contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!