Trabalho de fisica: movimento retilíneo uniforme

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 17 de maio de 2013
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.
FunçãoHorária 
Inicialmente consideramos que para definirmos a velocidade de um móvel no MRU, basta “trabalharmos” com a principal fórmula que descreve este movimento, vejamos;
V=ΔS/ΔT
Onde;
Δs= variação de espaço ou descolamento
Δt= variação de tempo, ou intervalo de tempo
1)  Exemplo: Um carro encontra-se no Km 32 -em relação a uma determinada rodovia- ao mesmo tempo o condutor verifica seu relógio aoqual o mesmo marca 13h. Posteriormente seu veículo encontra-se no km 160, novamente o condutor verifica seu relógio que marca 14h:30min. O condutor, um amante da cinemática resolve calcular sua velocidade, considerando a mesma constante durante todo o percurso. Qual foi o valor da velocidade calculada?
Resolução: Primeiramente devemos identificar que o movimento é retilíneo uniforme, agorapodemos aplicar a fórmula prática da velocidade no MRU.
V=ΔS/ΔT
ΔS=160 km-32 km=128 km
ΔT= 14,5h-13h=1,5h
Logo:
V=128 km/1,5h=85,3km/h

Considerando que um móvel em MRU desloca-se de uma posição inicial so no instante to=0s(origem do tempo) até uma posição s num instante posterior denominado t com uma velocidade v. Vamos calcular a velocidade “v” desse móvel considerando o movimento retilíneouniforme.

V=ΔS/ΔT
V=s-so/t-to
Como to=0s
V=s-so/t
“Isolando” s
S=so+vt
2) Exemplo: Um determinado móvel esta se deslocando em uma trajetória retilínea segundo a função horária s=4+28t. Pede-se
* a) Determinar seu espaço inicial (so).
* b) A velocidade do móvel no instante t=2s.
* c) O espaço do móvel no instante t=3s.
* d)A variação de espaço nos 5 primeiros segundos.Resolução
* a)      Como ; S =so+vt e temos S=4 +28t , s0=4m
* b)      Como o móvel esta em MRU sua velocidade é constante . Se s=so+vt e temos s=4+28t, v=28m/s
* c)      S=4+28t ,para t=3s basta substituirmos, s=4+28.3=88m
* d)      Basta acharmos S5. Pela função temos S5=4+28.5=144m
A variação é dada por: ΔS=s5-s0=144m-4m=140m

Movimento Retilíneo Uniforme Variado (MRUV)
Omovimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), é aquele em que o corpo sofre aceleração constante, mudando de velocidade num dado incremento ou decremento conhecido. Para que o movimento ainda seja retilíneo, a aceleração deve ter a mesma direção da velocidade. Caso a aceleração tenha o mesmo sentido da velocidade, o movimento pode ser chamado de Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado. 
FunçãoHorária do MRUV
Sabendo-se que a aceleração no MRUV permanece constante podemos calcular a variação do espaço de um móvel no decorrer do tempo.
S=So+Vot+at2/2
A fórmula acima constitui uma função quadrática (2ºgrau).
1) exemplo rápido :
Determine a velocidade inicial o espaço inicial e a aceleração do móvel uma vez que o mesmo encontra-se em MRUV seguindo a função S=20-2t+t2
Resolução
ComoS=So+Vot+at2/2,temos
So=20m
V0=-2m/s
a= 1×2=2m/s2
2) exemplo :
Um carro encontra-se parado em uma rodovia federal devido uma colisão de 2 veículos que estão impedindo o tráfego normal na pista. Imediatamente os 2 veículos são retirados da pista e a mesma é liberada. O condutor do carro que estava parado então acelera o carro (pisa no acelerador), depois de passados 5s o velocímetro docarro marca 30 km/h. Qual foi a aceleração média do carro?

αm=ΔV/Δt
30km/h=8,33m/s
αm=8,33-0/5
αm=1,66m/s2
Então, considerando como o exemplo acima o móvel com velocidade inicial v0 no instante t0=0s e num instante posterior adquire uma velocidade v num instante de tempo t, temos:
α=ΔV/Δt
α=V-Vo/t-to
Como t0=0s, segue
a=V-V0/t
Isolando V,
V=V0+at
Equação de Torricelli
Até agora,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de fisica
  • Fisica I
  • Fisica pratica Movimento retilíneo uniforme
  • trabalho de fisica movimento uniforme
  • Relatorio de laboratorio física I Movimento retilineo uniforme
  • Relatório do laboratório de física i
  • Física experimental I
  • Física experimental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!